O trabalho realizado em matemática tem como objetivo estimular o raciocínio lógico, a resolução de problemas, realizar antecipações e o cálculo mental.
A estimativa constrói-se juntamente com o sentido numérico e com o significado das operações e muito auxilia no desenvolvimento da capacidade de tomar decisões. O trabalho com estimativas supõe a sistematização de estratégias. Seu desenvolvimento e aperfeiçoamento dependem de um trabalho contínuo de aplicações, construções, interpretações, análises, justificativas e verificações a partir de resultados exatos.
Desde as primeiras experiências com quantidades e medidas, as estimativas devem estar presentes em diversas estratégias que levem os alunos a perceber o significado de um valor aproximado, decidir quando é conveniente usá-lo e que aproximação é pertinente a uma determinada situação como, por exemplo, identificar unidades de medida adequadas às grandezas.
Neste ano, iniciamos este trabalho de estimativa e noções de unidades e dezena com o Projeto Estimativa, apresentando um pote transparente contendo várias balas. Os alunos manipularam o pote e foram emitindo opiniões sobre quantas balas achavam ter dentro dele. Após esta etapa, anotamos as respostas no quadro e decidimos qual seria o dia eleito para a contagem! Depois, checaremos as respostas e verificaremos quais alunos se aproximaram do resultado!
A próxima etapa será fazer a contagem de 10 em 10, utilizando paralelamente o material dourado, com o qual já trabalham, para auxiliar na contagem e no reconhecimento das unidades e dezenas.
Este Projeto está apenas começando, muito ainda vamos estimar… é só nos acompanhar !!!
Cristiane Dorigon, Monica Abdou e Simone Del Pezzo
Professoras do 2º ano