Música e Artes Visuais – Período Integral 5

Os conhecimentos adquiridos com o projeto “Hábitos Incríveis” foram disparadores para um trabalho de Música e Artes Visuais desenvolvido pelos alunos do período integral 5.partitura-01 (2)

Inspirados pelo filme “Lacrima de Giulietta” (disponível do You Tube), montaram uma grande partitura que foi exposta na “Vivência e Conhecimento – Linguagens e Códigos”.

partitura-02

O trabalho rítmico desenvolvido nas aulas de Educação Músical foi o ponto de partida para a composição realizada pelos alunos.
Junto às estruturas rítmicas (sons e pausas), os alunos foram escolhendo palavras, referentes aos bons alimentos trabalhados no projeto, formando, então, a primeira voz.

Em seguida criaram uma segunda voz fazendo um contraponto rítmico à primeira, usando som, pausa e meia pulsação.
Desta vez criaram uma frase rítmica referente ao bom hábito alimentar.

partitura-03partitura- 04

Finalmente entrou a 3ª voz: melódica. A composição desta pequena melodia teve a participação do Integral 4 que criou a primeira parte.

As três vozes se entrelaçam. A melodia se repete, apresentando duas letras distintas, complementando a ideia.

Na última parte, a primeira voz é cantada sozinha, lembrando os alimentos saudáveis estudados no projeto.
partitura- 05

A partitura foi desenhada pelos alunos com a orientação da professora nas aulas de Educação Musical.
Nas aulas de Artes, a partitura foi trabalhada e o resultado plástico pode ser conferido abaixo.
partitura-06 Os alunos perceberam que além de um resultado visual agradável, do prazer de produzir a obra, uma partitura tem um funcionamento orgânico e organizador dos sons.
Foi uma maneira bem divertida de trabalhar os conhecimentos do projeto.

Profas Maria Luisa e Elisa