Insetos e a criação do bicho-da-seda – 1º ano

O projeto: “Insetos: pequenos ou grandes, um mundo interessante..” agitou e possibilitou descobertas diárias e novos conhecimentos aos alunos do 1º ano.

Tudo começou com uma divertida brincadeira de caça aos insetos no parquinho e com a contação de história: “Doroteia, a centopeia” na biblioteca, realizada pela colaboradora Solange.

1°B_caça aos insetos???????????????????????????????Caça aos insetos 1ºC
Contação 1º AContação 1º BContação1º C

A partir daí foram feitas leituras e levantamentos a respeito do que era ou não preciso saber para poder definir um inseto. Lemos sobre diversos tipos de insetos e suas curiosidades.

Tudo que era visto instigava ainda mais a curiosidade de todos. Foi oferecida então a Saída Cultural ao “Planeta Inseto” onde foi possível ver de pertinho o Bicho-pau, a barata de Madagascar e assistir a uma corrida de baratas!

1°B_planeta inseto (2)???????????????????????????????Planeta Inseto 1ºC

A criação do Bicho da Seda foi escolhida como foco principal de investigação no projeto. Em sala de aula participaram ativamente de cada etapa do processo, lendo, observando, registrando as informações, investigando curiosidades em textos no laboratório de informática, identificando as etapas do ciclo de vida deste inseto em cada situação diária, principalmente durante a metamorfose do bicho da seda.

Chegada dos Ovinhos 1º AChegada dos ovinhos 1º CAcompanharam a chegada dos minúsculos e pretinhos ovinhos,passados uns dias eclodiram, nascendo larvas com dois ou três milímetros, o que nos permitiu acompanhar cada estágio do seu desenvolvimento. Os alunos registraram por meio de escritas e desenhos suas descobertas e assim montaram o “Álbum do Bicho da Seda”.

Ao longo do processo observaram de perto o crescimento das lagartas, ajudaram na sua alimentação colocando folhas fresquinhas de amora que eram colhidas na praça do colégio, até que chegaram na fase adulta, quando começaram a construir seus casulos.

Observando lagartas 1º C ??????????????????????????????????????????????????????????????

Aprenderam que cada casulo é feito de um único fio, que nunca é interrompido, e pode chegar a ter quase um quilômetro de comprimento! As lagartas converteram-se em pupa, transformaram-se em mariposas e agora a cada dia que os alunos chegam encontram mais mariposas. Esta fase durou aproximadamente 12 dias, e o ciclo termina assim com o rompimento do casulo e quebra do longo fio de seda…

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? 1° B_observação da mariposa

Ao longo desta experiência, os alunos do 1º ano A, depararam-se com a morte de algumas lagartas do aquário, o que oportunizou uma roda de conversa para levantamento de algumas hipóteses do que poderia ter causado isso com elas. Surgiu a ideia de que poderia ser uma bactéria. O que seria então uma bactéria? Para ajudar na compreensão deste tema contamos com a colaboração de Tiago, professor de Biologia do Ensino Médio.??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????
Utilizando o microscópio observamos “as bactérias” e ouvimos sua explicação sobre a existência das bactérias boas e as ruins… Foi uma oportunidade única, de interação e aquisição de conhecimento e com as dúvidas já resolvidas, o 1º A seguiu com a criação, agora com as lagartas saudáveis!

Fim do Projeto 1º B Fim do Projeto 1º A Casulos 1º C

Durante este projeto também tiveram a oportunidade de realizar diversas atividades a partir da leitura do livro: “Ciranda dos Insetos” da autora Ciça, e na parte final do projeto realizaram o “Sarau dos Insetos” recitando para os alunos do Infantil 4 e do 2º ano as quadrinhas que mais lhe agradaram.
Sarau 1º C Sarau 1º BSarau 1º A
Confiram o incrível vídeo que fizemos da etapa em que a lagarta tece seu casulo, revelando o quanto é interessante a vida deste inseto na natureza!

Cristiane Kawabata, Daniela Grillo e Mônica Abdou
Tutoras do 1º ano