A música como facilitadora na aquisição de uma segunda língua
O prazer em aprender uma língua estrangeira surge quando a emoção está presente, isto é, quando há a união do cognitivo e do afetivo.
O prazer influencia a produção de uma substância chamada dopamina, que atua como um mensageiro químico facilitador da aprendizagem. Segundo Stephen Krashen, renomado linguista americano, esse aprendizado liga-se ao estado emocional do aluno. Para que haja aprendizagem efetiva, diz, seu “filtro afetivo” (ligado à motivação, autoconfiança, ansiedade e medo) deve estar “down”, ou seja, relaxado.
Nicky Riddiford, linguista Neozelandesa afirma que “A música promove um ambiente relaxado, lúdico com baixo stress que é muito propício para a aprendizagem do idioma, pois minimiza o impacto dos efeitos psicológicos que bloqueiam a aprendizagem.”
É interessante notar como mesmo que não queiram dançar, ou cantar alto, alguns alunos participam a sua maneira, seja observando, sorrindo ou lendo a letra da música.
E como se divertem!
Video 3º ano A.
Video 3º ano B
Video 3º ano C
Ariadne Nascimento
Prof.ª de Inglês da Ed. Infantil e Ensino Fundamental