RAMOS, Anna Claudia – Editora Paulinas
Festa do pijama é o terceiro livro da série Turma da Vila. Conta as aventuras de uma turminha mais do que especial, que mora na mesma vila. Lulu aproveitou que era o dia do seu aniversário e organizou uma festa do pijama com as crianças e os bichos. Seu pai montou uma super cama e sua mãe preparou os quitutes antes da turma chegar.
Lulu ganhou muitos presentes de seus amigos: Léo e Nina levaram uma bola para a amiga, Duda lhe deu um macaco de pelúcia e Felipe e Guto, um tênis. Eles comeram, beberam e brincaram até chegar a hora de dormir. A mãe de Lulu contou muitas histórias de arrepiar e como era noite de lua cheia, quando eles adormeceram a sala já estava bastante iluminada, e Jujuba nem ficou com medo.
Os livros dessa série tem textos simples, adequados para a primeira fase da alfabetização, na qual as crianças estão aprendendo a ler e tendo os primeiros contatos com as palavras. Por isso, as frases são mais curtas, o texto mais direto e os fonemas mais simples.
Conto – Letra bastão
Entrevistas com escravos africanos na Bahia oitocentista
CASTELNAU, Francis, 1812-1880 – Editora José Olympio
A coleção Baú de histórias pretende ser uma janela para o passado e o presente. Ao mesmo tempo conhecimento do mundo e da cultura que nos cerca, ela convida à exploração de temas e autores que raramente estão ao alcance do leitor. Reunindo documentos e narrativas, textos literários ou de viagem, apresenta raros testemunhos de um universo e de um tempo que perdemos.
Gentilmente cedidos por renomados bibliógrafos como Paulo Geyer e José Mindlin, ou instituições como o Museu Imperial, estes textos de interesse literário, histórico e etnográfico são apresentados por grandes especialistas, além de promover ao leitor o prazer de percorrer raridades bibliográficas e inéditos até hoje marcados pela indiferença e esquecimento.
História do Brasil – Depoimentos – Escravos – Bahia
TORRÈS, Dominique – Editora Autêntica
Estamos no século XXI e, mesmo assim, no Níger, país africano, Amsy e sua família são escravos de uma família de tuaregues, no deserto. Numa manhã, quando Amsy cata gravetos para a mãe acender o fogo e preparar a refeição dos donos, um homem desconhecido conversa com o garoto e se propõe a levá-lo para a cidade, onde ele poderá viver livre.
Seria, para Amsy, a oportunidade de encontrar a irmã, que tinha sido vendida? E seus pais, seriam também libertados? Seja como for, Amsy deverá lutar muito, porque o caminho da liberdade é duro para quem nunca soube senão se calar e obedecer…
Romance africano
VIEIRA, Bruna – Editora Gutenberg / Autêntica
Série Meu primeiro Blog
O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor? Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si.
Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa – o ensino médio.
Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.
Romance – Relatos
SNICKET, Lemony – Editora Cia. das Letrinhas
A partir de 13 palavras aparentemente aleatórias, Lemony Snicket e Maira Kalman criaram esta história sobre uma passarinha melancólica e um cão que tenta alegrá-la a todo custo, oferecendo-a, por exemplo, bolos e chapéus.
Conto
DUMONT, Sávia – Editora Cia. das Letrinhas
Há uma enormidade de segredos e tesouros esperando para ser descobertos por nós. Há aqueles que vêm lá de longe, dos tempos dos nossos avós e bisavós, com suas receitas mágicas e simples.
Há outros que estão logo ali, escondidos no campo, entre as brincadeiras e os ramos de alecrim. Neste livro, as crianças vão acompanhar duas amigas por seus passeios no campo e desvendar, junto com elas, alguns desses mistérios que a vida nos reserva.
Conto ilustrado com bordados em tecidos
SHAKESPEARE, Willian – Editora Farol (DCL)
No século XIV, na rica cidade de Veneza, o mercador Antônio, cuja fortuna está investida em navios mercantes que estão em alto-mar, faz um empréstimo para ajudar seu amigo Bassânio a conquistar o direito de se casar com Pórcia, uma rica herdeira.
O dinheiro vem de Shylock, um agiota perspicaz que faz um contrato com uma condição de pagamento um tanto estranha.A notícia de que navios naufragaram coloca o mercador em uma situação complicada, e o caso é levado à corte, fazendo surgir um jovem advogado que muda o desfecho.
Romance – Aventura – História em quadrinhos
KATTAN, Lycia – Editora Cia. das Letrinhas
Para os pais de Tom, Lola e Leo, os domingos eram sinônimo de cozinha – quando finalmente tinham conseguido arrumar a bagunça do café da manhã, já era hora de preparar o almoço, e nunca sobrava tempo para os programas em família. Mas aquele seria um domingo especial, afinal era o primeiro dia de S.A.N.D.R.O. (ou Super Auto New-Design Rare Overcooking machine) como robô-chef da casa.
Acontece que o primeiro prato feito por aquela ‘revolução culinária’, segundo o comercial da tevê, não ficou lá muito saboroso – nem o segundo nem o terceiro nem o quarto… Apesar da decepção, as crianças acabaram arregaçando as mangas para ajudar os pais e descobriram receitas deliciosas e divertidas que não precisavam da ajuda de nenhum robô!
Conto – Cozinha – Receitas culinárias
ALBA, Julia – Editora Callis
Como todo bom filho mais velho, Gabriel era o herói de seus dois irmãos menores. Era ele que ajudava a irmã a fazer as lições de matemática. E também quem carregava a mochila pesada do irmão na escada. E cuidava dos dois quando os pais não estavam em casa. Só ele não sabia ainda o quanto era um herói!
Conto
FURNARI, Eva – Editora Moderna
Quando Lili ganhou uma bola colorida e um par de sapatos muito fofos, correu até sua nuvem preferida para brincar. Naquele dia, porém, nada deu certo. Assim que ela chutou a bola, um dos pés do sapato caiu lá embaixo. Lili, sem pensar, bateu as asas e foi atrás. Esqueceu-se completamente que anjos pequenos não devem ir para a terra sozinhos.
Conto
Solange Braga – Bibliotecária