Visitar a Pinacoteca é sempre um momento que contribui para o processo de aprendizagem em Arte. Por ser um local que concentra obras e informações sobre artistas, facilita para o aluno a contextualização da arte, relacionando-a a fatores sociais e históricos.
Desde o início do ano, nas aulas de Arte, utilizando o livro Brasil Menino, de Fátima Miguez, os alunos do 2º ano puderam apreciar as obras de Almeida Júnior. Nestas aulas perceberam a produção da obra do artista onde a expressão de seu pensamento e sua visão de mundo, evidenciam a realidade.
As obras de Almeida Júnior são documentos de um momento de transição vivido por sua geração em São Paulo que mantinha a tradição rural em função do cultivo do café, mas que já demonstrava mudanças com a modernização da cidade a partir da riqueza conquistada pela exportação do produto. A maior parte de suas obras é um registro da afetividade por sua região, Itu, cidade localizada no interior de São Paulo.
O Violeiro e Caipira Picando Fumo (abaixo), mostram essa fase de Almeida Júnior.
A visita à Pinacoteca, no dia 15 de agosto complementou nosso trabalho, já que proporcionou aos alunos entrarem em contato com o artista de forma concreta. Além de refletirem sobre sua participação social, estimulados à observação e ao entendimento de conceitos teóricos, reconheceram, por exemplo, elementos da obra Cena de Família, aprendendo a identificar detalhes que revelam o tema proposto pelo artista.
Obras de outros artistas também foram contempladas e a história da Pinacoteca relatada às crianças. As fotos mostram as outras atividades vivenciadas pelos alunos.
Carla e Marcia
Tutoras do 2° ano