Com visitas frequentes à cozinha experimental, nosso objetivo é estimular o trabalho na área de matemática e ciências naturais, sem contar o quanto estes momentos propiciam a socialização e a expressão oral.
As receitas normalmente estão relacionadas às atividades dos nossos projetos, o que torna possível observar a quantidade de ingredientes necessários e que o mesmo número, em uma receita, nem sempre representa a mesma quantidade. É preciso considerar o instrumento de medida como colher de chá, xícara, copo…
Dessa forma, os alunos percebem como é importante seguir a quantidade exata de cada ingrediente para uma receita dar certo.
Durante o projeto “Juntos numa nova caminhada” fizemos o bolo da amizade e fomos saboreá-lo num divertido piquenique com história.
No projeto “Quem sou eu” junto com a “Inauguração da Biblioteca de classe” fizemos um delicioso bolo de cenoura.
Em nosso projeto atual “Parlendas e poemas a qualquer hora do dia” realizamos duas divertidas receitas: um bolo formigueiro quando trabalhamos o poema “Amizade” e um doce de Maria mole depois conhecermos a parlenda do doce.
Essas foram só algumas de nossas experiências na cozinha, outras ainda estão para acontecer.
Adriana Lucas e Camila Ribeiro
Tutoras do Infantil 2