O trabalho idealizado pelas professora Katia e Regiane do Infantil 4 com a exploração do livro “Crianças como você” de Barnabas e Anabel Kindersley, Editora Ática, continua rendendo frutos. As aulas de Educação Musical e de Educação Física prestigiaram a investigação de brincadeiras, músicas e atividades folclóricas.
A tradição folclórica, passada de geração a geração, dá ao indivíduo a consciência de pertença a um povo, a um lugar. Quando cantamos “manda el rei, nosso senhor” estamos instigando a curiosidade da criança para o fato de já termos sido um país imperial. É normal no desenvolvimento destas atividades ouvirmos de nossos alunos o comentário: “minha mãe cantava esta música para eu dormir”, “meu pai sabe esta brincadeira” ou “minha avó também canta esta música” pois estas atividades remetem à infância dos pais,avós e bisas(os).
Nas aulas de música exploramos brincadeiras de roda e cantamos, como é nosso hábito, diversas canções de origem folclórica. Rodas são brincadeiras agradáveis, com ritmos e melodias fáceis, que possibilitam o desenvolvimento da expressão corporal, estimulando a capacidade de criar e controlar os próprios movimentos.
Nas aulas de Educação Física foi feito um resgate de brincadeiras antigas como “dança das cadeiras”, “adoletá”, “taco”, “amarelinha” e “confecção de pipas”. Estas atividades propiciaram o desenvolvimento das praxias globais como equilíbrio, tônus, noção de corpo, desenvolvimento viso-motor, espaço temporal, mas, principalmente, a praxia fina exigida no controle dos movimentos mais delicados das mãos.
Porém, apesar de todo desenvolvimento proporcionado por este trabalho, o que mais se destacou foi o divertimento e alegria que as atividades promoveram, afinal, brincar é uma delícia!
Carla Duarte e Elisa Varro
Prof.ª de Educação Física e Educação Musical