Parabéns! Qual é mesmo o nome do colégio? Quantas pessoas estão envolvidas? Podemos usar o trabalho em parceria no nosso colégio? Com essas intervenções encerramos nossa apresentação no 7º MoodleMoot Brasil no dia 24 de maio, na Universidade Presbiteriana Mackenzie: “Geografatos – uso do questionário de forma colaborativa no moodle por alunos do Ensino Médio”.
O MoodleMoot Brasil é uma conferência dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores deste ambiente virtual de aprendizagem chamado Moodle. Acontece anualmente e dentre seus objetivos estão a colaboração e o compartilhamento de experiências positivas usando o ambiente moodle como extensão da sala de aula.
Geografatos é o nome do projeto criado pelo professor Antonio há aproximadamente 15 anos; tudo começou com uma modesta hemeroteca particular composta de recortes de jornais e revistas com o objetivo de disponibilizar aos alunos do Ensino Médio conteúdos publicados na mídia sobre assuntos da atualidade que tangenciam a matéria – Geografia. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, a hemeroteca física foi gradativamente substituída por arquivos digitais, que eram enviados aos alunos por e-mail, utilizando grupos criados no Outlook de acordo com a turma/série.
Com a atualização dos recursos tecnológicos da instituição, foi possível utilizar o ambiente Moodle para disponibilizar as matérias por meio de lotes temáticos organizados pelo professor e alunos além de modernizar a aplicação do Geografatos (avaliação composta de 25 questões de múltipla escolha), que desde 2009 é realizada, por todos os alunos do Ensino Médio num mesmo dia e horário com acesso simultâneo.
A razão de apresentarmos o projeto no 7º MoodleMoot Brasil foi justamente compartilhar um trabalho que mostra a adaptação feita pelo professor no uso coerente da tecnologia em sala de aula; pois embora a atividade Geografatos em si traga uma série de benefícios ao aluno, a possibilidade de desenvolvê-la – via Moodle – permitiu ganhos adicionais muito relevantes, como o uso dos mais diversos recursos de pesquisa e troca de informações durante a realização da avaliação, como chats do Facebook e Skype, ou seja, a avaliação aberta – porém analítica – possibilita o diálogo e a troca de informações e opiniões, num ambiente virtual que os alunos dominam. Os alunos se sentem estimulados a interagir e debater com os colegas e são responsáveis por administrar o tempo para que a atividade seja realizada no prazo estipulado.
A interatividade, a parceria na troca de informações e a análise orientada estimulam a leitura de uma maneira mais “apetitosa” aos jovens do que a leitura de jornais e revistas em papel, possibilitando a formação do raciocínio analítico e a ampliação o conhecimento sobre temas abordados nos vestibulares. Além disso, prepara os alunos para situações que, dependendo da carreira escolhida, estará muito presente na futura vida profissional: capacidade de análise crítica e de argumentação no uso de ferramentas tecnológicas, entre outras.
Andrea Gabriela, professora de Produção Informatizada
Antonio M. Veiga, professor de Geografia
Roberto H. Tsuchibashi, auxiliar do laboratório de informática