Integrando os conteúdos teóricos com a prática, os alunos da 3ª série EM vivenciaram no laboratório de Química uma aplicação da teoria estudada nas aulas de classe. Ao determinarem experimentalmente o “teor de álcool na gasolina”, puderam não só perceber que existem razões para estudar certos conteúdos, como também tiveram um exercício de cidadania e direito do consumidor.
Durante a atividade aplicaram um método que é indicado pelo INMETRO para comprovar o teor de álcool (etanol) presente na gasolina comercial. Descobriram a importância de estarem atentos e que, com um pouco de conhecimento, não é difícil exercer seus direitos!!!
Prof. Mario
O experimento realizado com a gasolina, além de tornar o entendimento da matéria mais amplo e consistente, conferindo ao aluno um contato mais próximo com a matéria estudada em sala, foi capaz de fornecer uma noção acerca dos processos de distribuição e venda do combustível no Brasil, sejam legais ou ilícitos. A experiência também restabeleceu um contato com conceitos aprendidos anteriormente, como a octanagem, a polaridade e os compostos orgânicos.
Enfim, com o experimento, não só o objetivo acadêmico foi alcançado, como informações importantes e práticas para a vida do estudante – como defesa da cidadania – também foram abordadas, fazendo-se cumprir o papel fundamental da escola: a formação de cidadãos competentes, esclarecidos e sábios.
Athos Saullo – 3ª série A
A aula sobre a “Determinação do teor de álcool na gasolina” foi essencial para conseguirmos ver muito além da teoria e muito importante para nos inserir em uma realidade que estaremos vivendo em um ou dois anos diretamente, quando tivermos autorização para dirigir. Adquirimos um conhecimento que em breve estaremos administrando diariamente e que vai ser útil para toda a vida.
Raquel Janeiro – 3ª B