Por que Avaliação Institucional no CSA?
Procedimentos avaliativos são fundamentais no mundo contemporâneo e estão presentes em todas as organizações que buscam aprimorar-se, porém o conceito de avaliação, predominantemente, está ligado à ideia de ranking e comparação: “ser melhor que”. Não é esse o foco desta avaliação. O Colégio Santo Agostinho entende avaliação como fonte de conhecimento e diagnóstico: conhecer para poder decidir e decidir para melhorar. Assim, após conhecermos os resultados temos condições de pensar sobre o nosso sistema educacional e propor metas e ajustes para avançar na proposta educativa, sem que com isso se esvazie a nossa missão enquanto um colégio agostiniano, pautado na Filosofia de Santo Agostinho.
A empresa MDM (instituição encarregada desta avaliação), trouxe resultados que nos permitem conhecer melhor, além do desempenho acadêmico dos nossos alunos, os fatores que, associados a este, estão presentes tanto no ambiente familiar quanto no colégio, como também o perfil profissional das equipes pedagógica e administrativa.
Por que escolher uma avaliação baseada no PISA?
O PISA (Programme for Indicators of Student Achievement), no Brasil coordenado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, é um programa internacional de avaliação, cuja principal finalidade é produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais. O programa é desenvolvido e coordenado internacionalmente pela http://www.oecd.org Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Sabemos que, da escola, espera-se que os alunos, ao terminarem o Ensino Médio, tenham o domínio de conhecimentos básicos. Porém o PISA pretende ir além, examinando a capacidade de análise, raciocínio e reflexão, pois enfoca competências. O Colégio Santo Agostinho é consciente da necessidade de desenvolver habilidades e competências, atento aos conteúdos cognitivos, atitudinais e procedimentais.
Sabemos que para serem aprendizes efetivos por toda a vida, nossos alunos precisam de uma base conceitual sólida e devem ser capazes de organizar e gerir seu aprendizado, o que requer consciência da própria capacidade, de estratégias e métodos de aprendizado. Esse desempenho foi medido por meio de níveis sucessivos de proficiência, o que nos possibilitou uma leitura clara sobre os pontos em que necessitamos interferir e também aqueles que devemos continuar investindo, quer seja no grupo de alunos ou em casos individuais. Conhecer como se formam as estruturas do pensamento, os processos a serem executados e os contextos em que os conhecimentos e habilidades são exercitados, são aspectos importantes para dar prosseguimento ao nosso trabalho.
Estejam certos de que investiremos cada vez mais no conhecimento dos nossos alunos e de suas competências.
Raquel C. S. Bohnstedt
Diretora Pedagógica