Roteiro dos Bandeirantes – 4º ano

No dia 31 de outubro, os alunos do 4º ano fizeram uma viagem pelo interior e pela história de São Paulo. A viagem ao longo do rio Tietê e a algumas cidades históricas do estado de SãoPaulo permitiu aos alunos conhecerem um pouco mais sobre os bandeirantes, Entradas, Bandeiras e Monções, e também sobre a modificação das águas do rio. O Roteiro dos Bandeirantes é traçado pelos caminhos percorridos por bandeirantes, homens desbravadores que contribuíram para a formação de várias cidades do interior paulista.

Em Santana de Parnaíba conheceram a casa de Anhanguera, a Igreja Matriz de Sant’Ana, o Coreto e o Mirante.

Avistaram a cidade de Pirapora do Bom Jesus apenas da janela do ônibus. Porém, foi possível perceber a qualidade das águas do rio Tietê e também as construções às margens do rio.

Em Araçariguama a Mina d’Ouro Byturuna, explorada por Afonso Sardinha, o velho.

Em Itu, O Parque do Varvito é um verdadeiro monumento geológico, mais importante exposição conhecida de rochas sedimentares da América do Sul.

O Parque das Monções, localizado às margens do Tietê, é um dos locais mais frequentado na cidade de Porto Feliz. Inaugurado em 1920, foi instalado no exato local de onde saiam os batelões rumo às minas de ouro do Mato Grosso. O parque tornou-se um museu, onde puderam observar, além de um batelão, o paredão salitroso e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Todo o roteiro foi traçado às margens do Rio Tietê, maior e principal rio do Estado de São Paulo. Observaram rotas, paisagens e interferências feitas pelo homem, principalmente a poluição e as medidas adotadas recentemente para sua recuperação.

Passar pelos mesmos caminhos percorridos no passado e conhecer a história de cidades e da influência de bandeirantes, surpreenderam alunos e professores.

O objetivo da saída cultural era a busca de riquezas, como faziam os bandeirantes. Mas, a riqueza que nossos alunos buscavam era o “conhecimento”, e esta os alunos encontraram!

Professora Simone Del Pezzo