fbpx

Damos boas vindas à Vivência, Conhecimento e Amizade de 2021. Comemorar os 90 anos do Colégio Santo Agostinho e seguir as medidas profiláticas contra Covid-19 fez com que reinventássemos nosso tradicional evento, mas a reinvenção é papel de uma instituição que busca sempre olhar e aprender com a sociedade em que se insere.

E assim, deixamos os corredores coloridos, o movimento intenso em um sábado agitado de lado (mas só este ano!) para trazer a vocês toda a exibição de forma digital, sem perder a qualidade de nossas produções e, principalmente, a representação de nossos valores em cada trabalho.

Nos próximos meses, teremos muito o que mostrar de uma história construída todos os dias pelos nossos alunos e educadores.

E mesmo 1931, ano de nossa fundação, parecendo tão distante na estrada do tempo, sabemos que estamos apenas no começo de nosso percurso.

Infantil 1

O cuidado com o minhocário faz parte da rotina diária do Infantil 1. As partes das frutas que não são consumidas no lanche da tarde cumprem o seu ciclo natural, servindo de alimento para as minhocas, que nos retribuem com um poderoso adubo chamado chorume (produzido no processo de compostagem). As crianças usam esse adubo para nutrir a horta de temperos cultivada na janela da sala de aula e também outras plantas espalhadas pelo Colégio.

Promovemos a relação das crianças com a natureza para possibilitar que se desenvolvam em união com ela, para que cresçam e se tornem adultos capazes de assumir atitudes de impacto positivo para o planeta.

Esta é uma das ações sustentáveis presentes na rotina do CSA, um Colégio com 90 anos, que se preocupa com o futuro.

Infantil 2

Imbuídos pela pergunta “Por que nosso Colégio se chama Santo Agostinho?”, os alunos do Infantil 2 foram instigados a descobrirem o motivo da nossa instituição de ensino levar o nome de um dos maiores Doutores da Igreja Católica.

Conheceram a origem de Santo Agostinho, sua história de vida e a conversão ao cristianismo. Dessa maneira, perceberam que o Colégio Santo Agostinho leva o nome de um importante pensador e líder católico, que influencia a cultura ocidental até os dias de hoje.

Para finalizar a atividade, envolveram-se na confecção de personagens da história de Santo Agostinho e, em um tour pelo Colégio, conheceram algumas obras de arte que representam nosso patrono. Também foram convidados a observarem a arquitetura do prédio e as mudanças ocorridas durante os 90 anos de sua história, dedicados ao trabalho de educar com amor e excelência.

Infantil 3

O amor é um dos valores da nossa instituição e é por meio dele que educamos nossos alunos.

Para Santo Agostinho, patrono do Colégio, “a medida do amor é amar sem medida”. Partindo de gestos concretos, os alunos do Infantil 3 refletiram e experienciaram esse amor grandioso, generoso, voltado à caridade.

A partir de uma roda de conversa – estratégia de aprendizagem importante na Educação Infantil, pois aprimora a comunicação oral e o acolhimento às diferentes narrativas -, as crianças soltaram suas vozes, falando sobre seus sentimentos em relação ao Colégio e às pessoas que estão a sua volta e o que fazem para ajudar aos que mais precisam.

Além da roda, também traduziram o amor agostiniano por meio da arte, com mosaico e dobradura.

O registro dessa proposta resultou em um vídeo cheio de encantos.

Infantil 4

A infância é um período mágico, onde o brincar e a imaginação constroem memórias afetivas carregadas de significados.

Para homenagear os 90 anos do Colégio Santo Agostinho, o Infantil 4 fez um Baú de Memórias, onde registraram por meio de desenhos seus melhores amigos, lugar favorito no Colégio, o que imaginam ser quando crescer, entrevistaram os alunos do 5º ano e fizeram diversas descobertas dessa etapa.

O Baú será aberto quando o Colégio completar 95 anos, onde a turma estará vivenciando um novo Projeto Passagem, ou seja, será um momento muito especial, pois terão a oportunidade de relembrar os momentos vividos na Educação Infantil e estarão prestes a encerrar o ciclo no Ensino Fundamental 1.

2º Ano

Para comemorar uma data tão especial, os 90 anos do nosso Colégio, os alunos do 2º ano, inspirados no muro de tijolos da Paróquia Santo Agostinho, que contorna o pátio, e nos sólidos geométricos explorados nas aulas de Matemática, criaram “tijolos comemorativos” com mensagens positivas e desejos de feliz aniversário.

Viva o CSA… Viva!

3º Ano

Para comemorar os 90 anos do Colégio Santo Agostinho, os alunos do 3º ano resgataram em suas memórias um momento especial vivido na instituição: primeiro dia de aula, campeonato de futebol, apresentação de dança, o dia que conheceu o Colégio com a família, brincadeiras com os colegas, festa junina, entre tantos outros.

Aproveitamos o conteúdo das aulas de Língua Portuguesa, pautado no gênero textual diário, que é um texto pessoal e informal, em que uma pessoa escreve as suas ideias, sentimentos, ações, desejos, emoções e acontecimentos do seu dia a dia, e pedimos que os alunos descrevessem o seu dia especial no Colégio. Para finalizar, na aula de Arte, por meio de desenhos, ilustraram esse grande dia.

Confiram as produções dos nossos alunos (escrita espontânea – sem correção ortográfica) e suas recordações.

4º Ano

A HISTÓRIA DO NOSSO COLÉGIO EM FOTOGRAFIAS!

 “90 anos do nosso Colégio, o CSA” e, para marcar esse momento, os alunos do 4º ano aprofundaram seus conhecimentos sobre a história do Colégio e sua evolução.

A partir da observação de fotos antigas, pertencentes ao acervo da nossa biblioteca, puderam perceber as mudanças ocorridas com o bairro, o prédio, o uniforme…

Para finalizar, cada aluno escolheu uma foto e fez sua releitura. Foram momentos de descobertas, admiração e muita criatividade!

Parabéns ao nosso Colégio pelos 90 anos dedicados à educação!

Claudia A. M. N. Brandão e Rosely B. S. Rizzi,
professoras do 4º ano do Ensino Fundamental

5º Ano

O COLÉGIO SANTO AGOSTINHO FAZ PARTE DA HISTÓRIA

Os alunos do 5º ano, envolvidos com as comemorações dos 90 anos do Colégio Santo Agostinho, trabalharam em várias frentes para homenagear e, principalmente, agradecer ao nosso Colégio, tão importante para a história da cidade.

Desenhos e frases foram produzidos cuidadosamente para celebrar a data. O empenho dos alunos fez com que desabrochasse uma nova curiosidade. As pesquisas encantaram a todos, os documentos históricos em imagens, textos e relatos vieram à tona e trouxeram informações relevantes.

Muito se descobriu. A história continua, a educação perpetua e a missão agostiniana fixa uma marca no coração de todos que passaram pelo CSA.

Parabéns, Colégio Santo Agostinho!

Simone Del Pezzo e Vivian Neves,
professoras do 5º ano do Ensino Fundamental

 

6º Ano

Representações cartográficas do CSA: desenvolvendo habilidades gamificadas

Utilizando ferramentas gamificadas e maquetes, os alunos do 6º ano, realizaram representações espaciais do Colégio. Sala de aula, igreja, biblioteca, quadras, cantina, sala de danças… foram alguns dos lugares representados, demonstrando um grande sentimento de pertencimento e de muitos vínculos afetivos!

O projeto, mediado na disciplina de Geografia, além de abordar conteúdos como cartografia, noções de orientação e localização no espaço geográfico, trabalhou também o desenvolvimento de habilidades, autonomia e muito trabalho em equipe.

Parabéns pelos 90 anos de história, Colégio Santo Agostinho!

 

Stefano Burgemeister Reno Barreto,
professor de Geografia do Ensino Fundamental e Médio

6º Ano

AGOSTINHO E O CSA

Durante os meses de maio a agosto, os alunos do 6º ano participaram da elaboração do projeto de trabalho “Agostinho e o CSA”. Aproveitando o aniversário de 90 anos do Colégio e a celebração a Santo Agostinho, em agosto, as disciplinas de Desenvolvimento Socioemocional e História lançaram o desafio: onde e como encontramos Agostinho no CSA?

Conversamos brevemente sobre a vida de Agostinho, seu processo de conversão para o cristianismo e a importância de sua mãe, Mônica, em sua vida. Na sequência, fizemos uma pesquisa sobre ensinamentos de Agostinho. Esse momento foi particularmente rico, pois nossas conversas resultaram reflexões filosóficas adequadas à maturidade dos estudantes, mas sem serem rasas. Cada um, após as rodas de conversa, escolheu o pensamento que mais o tocou, o ensinou ou algum que suscitou algo que precisa ser revisto em sua vida…

Em seguida, conhecemos frases selecionadas do Projeto Educativo do CSA e refletimos sobre seus sentidos. Nesse momento, os alunos foram convidados a relacionar alguns dos ensinamentos de Santo Agostinho ao conteúdo do documento que norteia nossas práticas na instituição.

A partir desse movimento de investigação, diálogo e aprofundamento do pensamento, coube a tomada de decisão de cada um para a elaboração da transcendência, ou seja, refletir sobre os significados e sentidos dessas ideias em suas vidas. Fazer a transcendência é ir além do concreto, da situação vivida, ultrapassar por meio de reflexões e novas aprendizagens. Coube pensar, também, como esses ensinamentos podem ser aplicados em sua vida escolar, familiar, com os amigos e colegas, enfim, como a criança pode se tornar uma pessoa capaz de contribuir para aprimorar sua própria vida e a coletividade. Agora o desafio é outro: levar Agostinho para além dos muros do CSA!

Os resultados, produzidos pelos próprios alunos, podem ser apreciados aqui.

Eliete Saccoman e Maria Rita Vieira,
professoras de DSE e História do Ensino Fundamental 

6º e 7º Ano

A HISTÓRIA DOS 90 ANOS DO CSA EM QUADRINHOS 

Dando prosseguimento as comemorações, os alunos do 6º ano e 7º ano do Ensino Fundamental produziram quadrinhos com representações da história dos 90 anos do CSA. 

A atividade exigiu pesquisa prévia sobre a história do Colégio, realizada a partir do nosso acervo e das informações no site, criação de roteiro e conhecimentos sobre a linguagem utilizada em HQ, a distribuição do espaço gráfico, a elaboração de croquis e a arte final, adquiridos durante as aulas de Arte.

Aprecie o resultado desse trabalho nas HQ selecionadas. 

Mônica Overbeck,
professora de Arte do Ensino Fundamental e Médio 

7º Ano

A história da moeda brasileira nos 90 anos do CSA

Os alunos do 7º ano, nas aulas de Educação Financeira (Matemática) e de Educação Digital, foram desafiados a criar uma linha do tempo entrelaçada que contemplasse o tema: a história da moeda brasileira nos 90 anos do CSA.

A atividade permitiu a busca e a seleção de materiais em diversas fontes de pesquisa, além do resgate dos registros fotográficos de décadas passadas, que mostrou aos alunos como o CSA se constituiu, enquanto instituição escolar, desde sua fundação.

A partir da ordem cronológica dos acontecimentos e considerando os valores monetários, os diferentes tipos de moedas e a política dos dirigentes de cada época, os alunos puderam perceber a desvalorização da moeda atual, em relação às anteriores, devido à inflação, e compreender o quanto esse índice afeta diretamente a economia do país e o giro da moeda no mercado.

As moedas sociais, criadas por bancos comunitários para estimular o desenvolvimento de comunidades, com o objetivo de incentivar a troca de produtos, serviços e ações solidárias e colaborar com o crescimento econômico, também foram tema de estudo. Para ilustrar esse estudo, foram criados esboços de moedas para a comunidade Agostiniana em comemoração aos 90 anos.

Mesmo no ensino remoto, os alunos puderam trabalhar em grupos, numa proposta colaborativa, resgatando os conceitos de hiperlink e hipermídia, cumprindo o desafio de compor um trabalho que promovesse conexão entre dois assuntos: a história da moeda e a história do CSA.

Ellen Roberta Bosso e Aldo Beserra, professores de Matemática
Andrea Gabriela do Prado Amorim, professora de Educação Digital

8º Ano

Das Feiras de Ciências às videoaulas

Durante anos, as inesquecíveis “Feiras de Ciências” fizeram parte da rotina dos alunos do Colégio Santo Agostinho, apresentar um tema usando criatividade e explorando os recursos disponíveis era um agradável desafio: vulcões de gelo seco, maquetes de dinossauros, empréstimos de peças anatômicas de escolas de anatomia, paródias, camisetas personalizadas… deixaram boas lembranças.

 

Incentivar que os alunos sejam criativos, comunicativos, responsáveis e saibam buscar soluções para problemas sempre foi proposta do CSA, mas o tempo passa e com ele os meios mudam, hoje, estimular que nossos alunos sejam agentes da construção de seu conhecimento é essencial.

Os novos tempos exigem resiliência, adaptação, flexibilidade, criatividade… e a tecnologia nunca foi tão necessária, com ela e por meio dela, desenvolvemos  autonomia, pensamento crítico, curiosidade científica, liberdade de expressão e outros tantos valores que formam cidadãos conscientes e participantes ativos da sociedade.

Não temos mais as Feiras de Ciências, mas nossos alunos, agora, protagonizam seu aprendizado nas vídeoaulas.

Lilian Luchesi De Thomaz,
professora de Ciências do Ensino Fundamental

Ensino Fundamental e Ensino Médio

MEU COLÉGIO: O ENCONTRO DE TODO DIA

Todas as manhãs nossos olhos repousam sobre a fachada e o pátio do CSA e, este ano, em comemoração aos nossos 90 anos, os alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio foram convidados a fazer um desenho de observação registrando essa imagem, com liberdade para aplicar o seu olhar e sua forma de ver o Colégio.

Selecionamos alguns dos trabalhos produzidos para compartilhar com a nossa comunidade.

Mônica Overbeck, 
professora de Arte do Ensino Fundamental e Médio