fbpx

Damos boas vindas à Vivência, Conhecimento e Amizade de 2021. Comemorar os 90 anos do Colégio Santo Agostinho e seguir as medidas profiláticas contra Covid-19 fez com que reinventássemos nosso tradicional evento, mas a reinvenção é papel de uma instituição que busca sempre olhar e aprender com a sociedade em que se insere.

E assim, deixamos os corredores coloridos, o movimento intenso em um sábado agitado de lado (mas só este ano!) para trazer a vocês toda a exibição de forma digital, sem perder a qualidade de nossas produções e, principalmente, a representação de nossos valores em cada trabalho.

Nos próximos meses, teremos muito o que mostrar de uma história construída todos os dias pelos nossos alunos e educadores.

E mesmo 1931, ano de nossa fundação, parecendo tão distante na estrada do tempo, sabemos que estamos apenas no começo de nosso percurso.

Infantil 3

O amor é um dos valores da nossa instituição e é por meio dele que educamos nossos alunos.

Para Santo Agostinho, patrono do Colégio, “a medida do amor é amar sem medida”. Partindo de gestos concretos, os alunos do Infantil 3 refletiram e experienciaram esse amor grandioso, generoso, voltado à caridade.

A partir de uma roda de conversa – estratégia de aprendizagem importante na Educação Infantil, pois aprimora a comunicação oral e o acolhimento às diferentes narrativas -, as crianças soltaram suas vozes, falando sobre seus sentimentos em relação ao Colégio e às pessoas que estão a sua volta e o que fazem para ajudar aos que mais precisam.

Além da roda, também traduziram o amor agostiniano por meio da arte, com mosaico e dobradura.

O registro dessa proposta resultou em um vídeo cheio de encantos.

2º Ano

Para comemorar uma data tão especial, os 90 anos do nosso Colégio, os alunos do 2º ano, inspirados no muro de tijolos da Paróquia Santo Agostinho, que contorna o pátio, e nos sólidos geométricos explorados nas aulas de Matemática, criaram “tijolos comemorativos” com mensagens positivas e desejos de feliz aniversário.

Viva o CSA… Viva!

6º Ano

Representações cartográficas do CSA: desenvolvendo habilidades gamificadas

Utilizando ferramentas gamificadas e maquetes, os alunos do 6º ano, realizaram representações espaciais do Colégio. Sala de aula, igreja, biblioteca, quadras, cantina, sala de danças… foram alguns dos lugares representados, demonstrando um grande sentimento de pertencimento e de muitos vínculos afetivos!

O projeto, mediado na disciplina de Geografia, além de abordar conteúdos como cartografia, noções de orientação e localização no espaço geográfico, trabalhou também o desenvolvimento de habilidades, autonomia e muito trabalho em equipe.

Parabéns pelos 90 anos de história, Colégio Santo Agostinho!

 

Stefano Burgemeister Reno Barreto,
professor de Geografia do Ensino Fundamental e Médio

8º Ano

Das Feiras de Ciências às videoaulas

Durante anos, as inesquecíveis “Feiras de Ciências” fizeram parte da rotina dos alunos do Colégio Santo Agostinho, apresentar um tema usando criatividade e explorando os recursos disponíveis era um agradável desafio: vulcões de gelo seco, maquetes de dinossauros, empréstimos de peças anatômicas de escolas de anatomia, paródias, camisetas personalizadas… deixaram boas lembranças.

 

Incentivar que os alunos sejam criativos, comunicativos, responsáveis e saibam buscar soluções para problemas sempre foi proposta do CSA, mas o tempo passa e com ele os meios mudam, hoje, estimular que nossos alunos sejam agentes da construção de seu conhecimento é essencial.

Os novos tempos exigem resiliência, adaptação, flexibilidade, criatividade… e a tecnologia nunca foi tão necessária, com ela e por meio dela, desenvolvemos  autonomia, pensamento crítico, curiosidade científica, liberdade de expressão e outros tantos valores que formam cidadãos conscientes e participantes ativos da sociedade.

Não temos mais as Feiras de Ciências, mas nossos alunos, agora, protagonizam seu aprendizado nas vídeoaulas.

Lilian Luchesi De Thomaz,
professora de Ciências do Ensino Fundamental