Dicas: Literárias e Culturais

orfanato (138x200)O orfanato da Srta. Peregrine: para crianças peculiares

RIGGS, Ransom – Editora Leya

Tudo está à espera para ser descoberto em “O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, um romance que tenta misturar ficção e fotografia.

A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares.

Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que possa parecer – ainda podem estar vivas.

Romance – Mistério

O túnel

tunel (200x160)

BROWNE, Anthony – Editora Zahar

Era uma vez dois irmãos que não se pareciam em nada. A irmã ficava dentro de casa, sozinha, lendo e sonhando. O irmão brincava lá fora com seus amigos, rindo e chutando, bagunçando e rolando. E os dois brigavam o tempo todo. Até que um dia encontraram o túnel, e tudo mudou.

Amizade – Descobertas

grande (139x200)A grande pedra

PUCCI, Magda – Editora Formato

“A Grande Pedra” é uma história derivada do canto Ahkoy té, que está inserido ao mito da criação da humanidade segundo a cosmogonia Gavião, povo que vive na Área Indígena Lurdes, em Rondônia, falante da língua tupi-mondé.

Esse mito conta a aventura do grande guerreiro Derambi, que, em suas andanças, descobriu a rocha da qual os seus ancestrais nasceram. Ouvindo os sons que vinham debaixo da terra, Derambi percebeu que ali havia gente. Com a ajuda de um curumim, pediu aos pássaros de bico duro que fizessem um buraco na pedra para que as pessoas pudessem sair. Começa aí uma grande aventura. Vários pássaros, como o mutum, a arara amarela, a arara vermelha, o periquito, o papagaio, uniram-se para conseguir este grande feito.

Assim é que começou o povo da rocha – os Zoró, os Suruí, os Arara, os Cinta-Larga, os Gavião etc.

Conto indígena

Será que eu divido meu sorvete?sorvete (140x200)

WILLEMS, Mo – Editora Cia. das Letrinhas

O elefante Geraldo adora sorvete! Será que ele deve saborear sozinho seu doce predileto ou fazer uma surpresa para a Porquinha, dividindo com ela sua guloseima? Bem, talvez a Porquinha não goste daquele sabor…

Por outro lado, um sorvete certamente vai deixá-la muito contente. Geraldo tem que tomar logo uma decisão, antes que o sorvete derreta!

Mais uma divertida história para os pequenos leitores sobre a amizade, em que as ilustrações e o texto de Mo Willems se complementam, criando uma narrativa repleta de possibilidades de interpretação.

Conto – Comportamento

Mil (200x200)As melhores histórias das mil e uma noites

CONY, Carlos Heitor (adap.) – Editora Nova Fronteira

O livro apresenta as fábulas das ‘Mil e uma Noites’, com seu colorido oriental, a paisagem encharcada de areia, camelos, palmeiras, tâmaras e beduínos. Aladim e a Lâmpada Maravilhosa; Ali Babá e os Quarenta Ladrões; Sindbá, o Marujo e O Califa de Bagdá estão entre as mais conhecidas e amadas histórias.

Neste volume, os personagens inesquecíveis do mundo árabe ressurgem por meio da escrita precisa e envolvente de Carlos Heitor Cony, responsável por esta adaptação.

Desventuras através dos mares, palavras mágicas, cavernas, princesas, mercadores e ladrões, riquezas fabulosas – a magia deste universo descortina-se para o leitor.

Contos árabes

laila (168x200)Laila tinha uma surpresa: uma história de Shabat

LEDERMAN, Luciana P. – Editora Callis

A aula já estava no fim quando o professor passou uma tarefa que deixou Laila bem intrigada: decidir qual é o melhor presente que já recebeu na vida. Entre tantos presentes legais, escolher um não seria nada fácil.

Laila tinha uma surpresa é um livro que fala sobre o verdadeiro valor do tempo e a importância de compartilhar momentos com as pessoas amadas.

Valores

amigo (140x200)O grande amigo

CANTON, Catia – Editora Panda Books

Rodrigo queria muito um amigo, porém ninguém lhe dava atenção. Nem seus pais, nem o menino na praia, nem os colegas de classe. Sequer o cachorro na rua queria saber do garoto.

Até que, um dia, Rodrigo olhou-se no espelho e descobriu algo incrível. Quer saber o que foi?

Arte – Rembrandt, 1606-1669

O livro secretolivro (133x200)

SAMAK, Grégory – Editora Intrínseca

Ao fim da vida, Elias Ein decide se mudar para uma cidade isolada na Áustria, em busca de tranquilidade para aproveitar sua aposentadoria. Um tempo depois de se instalar em sua nova casa, ele descobre uma escada escondida que dá acesso a uma vasta biblioteca com obras incríveis. E entre elas, Elias descobre algo maravilhoso: o Grande Livro da Vida, uma obra sagrada em que Deus escreveu sobre o destino de cada ser humano.

As citações extraordinárias do livro secreto possibilitam interferir no curso da história. Fascinado pelo poder da obra, Elias, que testemunhou a ascensão do nazismo ao poder e perdeu familiares durante o Holocausto, decide usá-la para mudar o destino. Ele vai tentar salvar aqueles que ama, mas, sabe que, acima de tudo, é o destino de todo um povo que está em jogo. Com um segredo em mãos e muitas decisões a tomar,

Elias vai viver uma aventura que o levará mais longe do que podia imaginar. Uma história atemporal, cativante e sensível, que mistura elementos fantásticos e fatos históricos,

O Livro Secreto fala sobre amizade e coragem, ódio e covardia.

Ficção – Aventura

meu (144x200)Meu amigo está triste

WILLEMS, Mo – Editora Cia. das Letrinhas

O elefante Geraldo está muito triste. A Porquinha não sabe o porquê, mas resolve fazer alguma coisa para ajudá-lo. Quem sabe arrumar uma fantasia bem divertida com os personagens que seu melhor amigo mais gosta não ajudaria? Ela tenta um robô, um palhaço, um caubói… e nada.

Quando a Porquinha não sabe mais o que inventar, algo inesperado acontece. A solução para a tristeza de Geraldo vai fazer até os elefantes mais pessimistas sorrirem.

Amizade

A casa assombradacasa (133x200)

BOYNE, John – Editora Companhia das Letras

O autor de O menino do pijama listrado faz sua primeira incursão no mundo das histórias de fantasma com um romance que ecoa clássicos da literatura vitoriana, como A volta do parafuso, Jane Eyre e os contos de Charles Dickens.

Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior.

Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério. A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio-tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer…

Ficção

Dica Cultural:

CCSP (200x150)Canto Livro

Show: O sertão na canção

Dia 20/5 – sexta – 20h
Idealizado por Joana e Jean Garfunkel, o projeto Canto Livro, de música e literatura, consiste na apresentação de shows temáticos com principal enfoque em autores brasileiros ou de língua portuguesa. A narrativa dos textos é permeada por canções afinadas com a temática do autor em questão.

Na apresentação de maio haverá canções inspiradas no romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, acompanhadas de trechos de narração da obra.
com: Jean Garfunkel, Joana Garfunkel e Pratinha Saraiva

120min – livre – Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas)
Grátis – a bilheteria será aberta duas horas antes do início do espetáculo para a retirada de ingressos – os ingressos não estarão disponíveis pela internet – cada pessoa poderá retirar até dois ingressos.

Próximas apresentações: dia 24/6 – Show Vou-me embora pra Pasárgada – Manuel Bandeira; dia 8/7 – Show O bruxo do Cosme Velho – Machado de Assis; dia 19/8 – Show Que mistérios tem Clarice? – Clarice Lispector.

Saiba mais: CCSP

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

Assine nossa newsletter