Dicas de Leitura: Quem Lê, sabe mais e escreve melhor!

Por que fazemos o que fazemos?cortella-133x200

CORTELLA, Mário Sérgio – Editora Planeta

Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho.

Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro.

Recheado de ensinamentos como “Paciência na turbulência, sabedoria na travessia”, é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.

Trabalho X Homem

angus-135x200Angus  –   v. III

PAES FILHO, Orlando – Editora Record

Um jovem de 16 anos anseia por acompanhar seu pai, um jarl (líder guerreiro) viking, às guerras na Terra dos Anglos, pois para isso é treinado desde criança. Quando tão esperado fato se concretiza, porém, ele descobre que a barbárie e as injustiças das lutas estão longe dos ideais de honra que o pai havia lhe ensinado por meio de um heroico exemplo. E são essas mesmas injustiças que farão dele o mais nobre guerreiro.

Esse é Angus MacLachlan, primeiro guerreiro e fundador do clã dos MacLachlan que retira, dos momentos de total desgaste emocional e físico, verdadeiras lições para aprender a viver, a sobreviver e a lutar. Sua personalidade, no entanto, é lapidada não só pelas adversidades e pelo sofrimento, mas também pela orientação de grandes mestres, como Nennius, significativa figura que altera por completo a visão de mundo de Angus.

Nascido em 849 d.C., filho de mãe celta e pai viking, Angus tem diante de si duas formações culturais, religiosas e morais, e uma delas deve ser extinta em prol de um ideal nobre: preservar a cristandade na Bretanha, antes que ela seja completamente aniquilada pelos nórdicos comandados pelo cruel Ivar, sem-Ossos. Tal desafio implica diretamente a formação e o desenvolvimento da Europa e do mundo atual.

Ambientada no século IX, no auge da Idade Média, a história revela uma aventura diferente de tudo o que já foi contado, baseada em uma extensa e detalhada pesquisa histórica que torna ainda mais reais e impressionantes os fatos retratados.

Aventura Viking

O última músicaultima-139x200

SPARKS, Nicholas – Editora Novo Conceito

Mais uma vez Nicholas Sparks nos mostra por que é considerado o mestre do romance moderno e seus livros são adorados por leitores de todo o mundo. Seguindo a tradição de seus mais belos romances, ele agora nos apresenta uma comovente história sobre família, amizade, amor, amadurecimento e, especialmente, sobre como perdoar e recomeçar. Aos 17 anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando seus pais se divorciam e seu pai decide se mudar para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai.

Entretanto, sua mãe decide que Ronnie e seus irmãos iriam passar as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. Ele, por sua vez, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de reaproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes de o verão acabar. É quando ela conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, apaixona-se profundamente por ele, abrindo-se aos poucos para uma experiência que lhe proporcionará imensa felicidade e dor, jamais sentidas. Uma história inesquecível que nos fala sobre as várias dimensões do amor: o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão.

A última música demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, como o amor é capaz de partir e curar o coração.

Romance

banho-150x200O banho não foi sempre assim

KUKSO, Federico, LOTERSZTAIN, Ileana – Editora Callis

As coisas não foram sempre da maneira como você conhece hoje. Não surgiram de um dia para o outro nem são invenções de um gênio da lâmpada. Por trás de cada uma, há pessoas de carne e osso, anos de experiências, acertos, fracassos, sonhos, frustrações e, quem sabe até, um pouco de sorte. Na história, sobram anedotas curiosas e divertidas.

Prepare-se para descobrir por que o banho não foi sempre assim.

Banho – História e Curiosidades

Vulgar, o Viking, e a excursão escolar assustadoraviking-130x200

BARBA-RUIVA, Odin – Editora Escarlate

As Férias Terminaram e o ano letivo vai começar! Vulgar não está nem um pouco animado com isso, mas um novo professor, Otto Quebra-Ossos, parece disposto a ensinar justamente o que ele quer tanto aprender: como ser um viking de verdade. Mas será que as aulas serão como Vulgar gostaria?

Durante uma assustadora excursão escolar, parece que as coisas não vão sair como ele imaginava …

Aventura

vianco-136x200O turno da noite, 2 v.

VIANCO, André – Editora Novo Século

Perdidos pelas ruas de São Paulo, os filhos de Sétimo, um poderoso vampiro, não sabem como enfrentar os perigos da noite. Mas, socorridos por Ignácio, um vampiro ancião, sentem-se seguros e descobrem os segredos sobrenaturais do sangue.

Sob a liderança de Ignácio, os neófitos aprendem a usar seus poderes e a se alimentar apenas de assassinos, estupradores e delinquentes, aplicando, dessa forma, uma limpeza na sociedade. Porém, quando pensam que suas missões serão simples e corriqueiras, descobrem que desafios muito maiores ainda estão por vir. Lobisomens, anjos e demônios também fazem parte desse cenário assustador.

Conheça Bruno, Alexandre, Patrícia e Raul, os membros do Turno da Noite, e embarque num cenário cheio de suspense e ação.

Ficção – Vampiros

UltimaCartaDeAmor.inddA última carta de amor

JOJO, Moyes – Editora Intrínseca

O primeiro livro de Jojo Moyes publicado pela Intrínseca, relançado com nova capa. Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por B, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.

Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido – em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado –, Ellie começa a procurar por B, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do próprio relacionamento. Com personagens realisticamente complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer.

Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

Romance

confissoes-116x180Confissões

SANTO AGOSTINHO, 354-430 – Editora Paulus

Numa época em que estão na moda as biografias é mais do que atual a leitura desse clássico. Santo Agostinho faz uma autoacusação, sem atenuantes, ao contrário dos autores das biografias contemporâneas, que procuram se colocar em evidência e se comprazem no falar de si mesmo.

Trata-se realmente de uma “confissão” no duplo sentido que o latim confere a esse termo: confessar a própria miséria e confessar a grandeza da misericórdia divina.

Biografia – Filosofia

Dibs em busca de si mesmodibs-144x200

AXLINE, Virginia M.  – Editora Agir

O livro conta a história de uma criança que lutou para conquistar sua identidade através do processo psicoterapêutico. Nele, os estudiosos da infância encontrarão importantes ensinamentos.

Verdadeiro e generoso como a própria vida, Dibs mostra a ventura conquistada na aventurosa busca da gratuidade do viver e do encontrar-se.

É um convite para entender e amar a criança que continua escondida em cada um de nós e sentir a grandiosidade da participação no mistério cósmico que nos une às montanhas, ao mar, às chuvas, às árvores, aos passarinhos e a todos os animais, às crianças, aos jovens, aos adultos, num agigantamento de nosso ser e num aprofundamento de nossa originalidade pessoal.

A experiência relatada neste livro é indizível, impossível de submeter-se a uma descrição, mas as pessoas que se permitiram atingir a estatura do humano sentem e completam os retalhos que aqui foram escolhidos. A elas, portanto, a alegria de conhecer e amar este Dibs e todos os Dibs do mundo.

Educação especial – Psicoterapia infantil

mine-129x200Minecraft – Diários perdidos     3 v.

MORGAN, Winter – Editora Ciranda Cultural

Nesta aventura não oficial de Minecraft, Harriet, Jack e Toby encontram o diário perdido de William, o Explorador, que está desaparecido. Acompanhe-os nesta incrível jornada pelo Mundo da Superfície. v. 1

Harriet, Jack e Toby continuam a busca por William, o Explorador. Com a ajuda dos amigos, eles vão ao Nether e enfrentam vários desafios. Acompanhe-os nesta incrível aventura não oficial de Minecraft. v. 2

Harriet, Jack, Toby e seus amigos estão mais perto do que nunca de encontrar William, o Explorador. Mas eles precisam tomar cuidado para não virarem prisioneiros de Charles e Valentino. Acompanhe o final desta incrível aventura não oficial de Minecraft. v. 3

Aventura – Jogos

Felicidade ou mortefelicidade-133x200

KARNAL, Leandro, BARROS FILHO, Clóvis de

Editora Papirus 7 Mares

De filmes e livros a propagandas de televisão, a todo momento somos instados a ser felizes. Pois, como diria o poeta, “é melhor ser alegre que ser triste”.

O desejo pela felicidade parece ser mesmo uma constante de nosso tempo. Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal passeiam pela história e pela filosofia para pontuar como cada época e sociedade estabelecem sua própria definição das circunstâncias para o que seja uma vida feliz. E questionam se, sendo livres para escolher entre tantas possibilidades, estamos de fato mais próximos desse ideal.

O livro é certamente um encontro feliz entre os dois autores, que não deixam de tocar em aspectos mais desafortunados do tema, presentes quase como uma sombra indissociável de nossa condição humana.

Afinal, poderia a felicidade denunciar certo contentamento com o infortúnio alheio? Ou estaria ela no amor pelo outro? Sem a felicidade, o que nos resta?

Amor – Espiritualidade – Felicidade – Aspectos sociais

Boa Leitura!

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter