Dicas de Leitura: muitas novidades!

A árvore

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de – Editora Paulinas

A árvore ainda que distribua, democraticamente, sua sombra, ela pertence ao poeta. É para ele que revela seu mar de folhas com os bichos que acolhe: as borboletas, as cigarras, os grilos, as lagartas, as formigas, as abelhas…

É para ele que vai o colo, a sombra e as notícias. Se para Bartolomeu “Escolher um tema é dar corpo ao que sufoca, é buscar razão para a fantasia, é dar forma ao imaginário”, em A árvore, ele nos decifra o aprendizado verde em que toda esperança é um louvor a Deus.

Conto

O livro dos maiores exploradores de todos os tempos por ideias-brilhantes

CHRISP, Peter – Editora Cia. das Letrinhas

Da caverna do vizinho, nos tempos pré-históricos, ao espaço sideral, os seres humanos estão sempre em busca de novas terras para conhecer, pesquisar e habitar.

Neste passeio pela história das explorações, as crianças aprenderão sobre os primeiros viajantes; as maravilhas que Marco Polo viu no Oriente e que depois inspiraram outros navegadores, como Cristóvão Colombo; as contribuições da internet para as próximas descobertas e muito mais!

Conto – Cientistas – Descobertas

Leila menina

ROCHA, Ruth – Editora Salamandra

A história de Leila menina ocorre na cidade do Rio de Janeiro, numa época muito especial para o Brasil: o ano de 1968, em que pessoas saíram às ruas para lutar pela liberdade política e pelos direitos das mulheres.

História do Brasil – Movimentos culturais – Ditadura militar – Revolução feminina

 

 

Saber horrível: Doenças morais

ARNOLD, Nick – Editora Melhoramentos

´Doenças Mortais´ vai colocar você de joelhos pedindo mais! Você não está morrendo de vontade de descobrir… o que aconteceu quando uma enfermeira bebeu uma água pra lá de estranha? Qual cientista usou globos oculares como alimento de bactérias? Por que a mortal cólera faz sua pele ficar azul?

Se você acha que tem estômago para o lado nojento da ciência, então leia este livro, enquanto despejamos em você os detalhes de alguma doença terrivelmente perigosas. Do resfriado comum à chocante varíola, descubra o que acontece com seu corpo quando é atacado por germes. Com pedidos de dispensa por doença, fichas nojentas, desenhos malucos e testes curiosos, ´Doenças Mortais´ está espumante de informações!

Ciências – Doenças

Mônica, uma mulher forte

ROCHA, Hylton M. – Editora Paulus

O autor se propõe narrar a vida de Santa Mônica para o homem de hoje, apresentando-a como modelo para a mulher do século XX. Quem conta a história de Santa Mônica é seu filho, Santo Agostinho, frequentemente citado ao longo do texto. Desajustamento conjugal, conflito de gerações, opressão da mulher, amor livre, violência e licenciosidade são problemas presentes nestas páginas, discutidos à luz do exemplo de Santa Mônica.

Biografia

 

Quanto dura um rinoceronte?

BENSUSAN, Nurit – Editora Peirópolis

O verso de Pablo Neruda, “Quanto dura um rinoceronte depois de ser enternecido?”, é o ponto de partida para Nurit Bensusan expor o quão difícil é a vida dos rinocerontes, que, assim como muitos outros animais, estão em risco de extinção. Mas a autora, bióloga que é, mostra, de maneira lúdica, que nós podemos mudar essa situação.

Conto – Animais em extinção – Meio ambiente

 

Por que não posso? Um livro de regras

GRAVES, Sue – Editora Moderna

Por que não posso? – Um livro sobre regras apresenta às crianças diferentes emoções e aspectos do comportamento. Elas aprenderão que é preciso obedecer às regras de seus pais e professores para que todos possam se divertir e aprender juntos.

Conto – Comportamento

 

Rimas saborosas

OBEID, César – Editora Moderna

Por meio de versos de cordel, este livro vai lhe mostrar como pode ser divertido e gostoso se alimentar bem. Traz curiosidades sobre os vegetais, informações nutricionais e receitas bem fáceis de fazer! A técnica da massinha de modelar foi escolhida para mostrar este assunto tão importante para sua saúde. Agora é só colocar a mão na massa, seja experimentando as receitas sugeridas, seja moldando vegetais e frutas com massinha. Boa leitura e boa diversão!

Conto – Rimas – Vegetais – Frutas

 

Contos de fadas sangrentos

RIOS, Rosana – Editora Farol Literário – DCL

Os contos de fadas fascinam há séculos crianças e adultos. Muitas versões dessas histórias já foram contadas tanto na literatura quanto no cinema, grande parte delas de forma adocicada, atenuando o seu impacto. Rosana Rios apresenta nesta edição contos pouco conhecidos e muito mais assustadores. A autora mantém os elementos primordiais das narrativas e resgata, assim, a essência e a vigor dos contos de fadas mais antigos.

Contos de fadas ao contrário

 

Quando o lobo tem FOME

KNAUMANN-VILLEMIN, Christine –  Berlendis&Vertecchia

Uma história divertida. Edmundo Bigfuça tem fome. Muita, muita fome. Está com uma vontade louca de comer um coelho. Um bom e grande coelho urbano… Mas quem diz “Urbano” diz também “vizinhos”… Isso é o que vai descobrir Edmundo Bigfuça!

Conto

 

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter