Dicas de Leitura: livros são sonhos que seguramos com as mãos

A vida no céu: romance para jovens e outros sonhadores

AGUALUSA, José Eduardo – Editora Melhoramentos

Após o Dilúvio causado pelo aquecimento global os sobreviventes construíram sociedades flutuantes. Entre as maiores cidades estão os dirigíveis São Paulo, Tóquio e Nova York. As cidades menores e mais pobres se organizaram em balões, formando aldeias.

Quem nos conduz na história é Carlos, um adolescente angolano de 16 anos. Ele vive em Luanda, um conjunto de balsas que escolheu como negócio os livros, tornando-se uma aldeia biblioteca. Sua mãe é a bibliotecária-chefe da aldeia.

O pai, após cair da balsa em uma tempestade, está desaparecido. Carlos resolve então partir para procurá-lo e segue uma pista que o leva a pousar no mais belo dos zepelins, o Paris, onde encontra Aimée, uma garota de 14 anos que se torna sua companheira de aventuras.

É duplo o problema que os habitantes das nuvens precisam enfrentar: como viver em harmonia e, ao mesmo tempo reencontrar a terra, de cujo cheiro e estabilidade só os mais velhos se lembram.

Romance angolano

 

A casa na árvore

FREITAS, Tino, BRANDÃO, Lúcia – Editora Melhoramentos

Os animais do Condomínio Bicharada vivem nas mais incríveis árvores. Lá, todo mundo está contente e também muito ocupado, organizando um chá de boas-vindas para o novo morador. Para a festa, eles escolhem frutas, cozinham bolos e fazem até um cocar e um travesseiro macio para lhe dar de presente. Tino Freitas e Lúcia Brandão oferecem uma divertida história através desse passeio pela fauna e pela flora brasileira.

Conto – Meio ambiente – Árvores – Animais

Era uma vez a vaca Vitória, que caiu no buraco e acabou a história

NANI – Editora Melhoramentos

Toda boa história tem um ‘Era uma vez’. Aqui tem a da vaca Vitória e também a do pinto Pedrês. Se você tem boa memória e sabe contar outra vez, preste atenção nas histórias que o Nani conta a você.

Conto

Meus segredos não cabem num diário

MANUEL FILHO, – Editora Melhoramentos

SIM, OS DIÁRIOS AINDA EXISTEM! E mesmo fazendo o que toda adolescente de sua idade faz – usar celular, Face e WhatsApp, se encontrar com os amigos, fazer os trabalhos da escola –, Laís ainda reserva um tempo do seu dia para escrever em seu caderno-diário sobre os perrengues que passa e suas alegrias.

Às vezes precisamos silenciar o mundo lá fora e nos concentrar em nós mesmos. Quando a avó da Laís ficou afônica sem poder conversar por telefone, ela se viu obrigada a escrever CARTAS para que elas pudessem se comunicar. Nem adiantava querer mandar e-mail, SMS ou WhatsApp: a avó de Laís NÃO TEM CELULAR. DÁ PRÁ ACREDITAR?

Nas trocas de cartas, Laís descobre como seus avós se conheceram e que algumas histórias do passado inexplicavelmente se repetem! MESMO!!

Correspondência – Cartas – Diário pessoal

Onde vou morar?

McCARNEY, Rosemary – Editora Melhoramentos

Este impressionante livro de fotos para jovens leitores chama a atenção para milhares de crianças ao redor do mundo que foram forçadas a fugir da guerra, do terror, da fome, de doenças e de desastres naturais – jovens refugiados em movimento com o pouco que lhes sobrou e cheios de incertezas.

É difícil imaginar, mas as imagens deste livro ajudarão crianças que não foram afetadas a se colocar no lugar de quem não tem um lar e a ver como elas são privilegiadas. E, mesmo com um futuro incerto, as crianças se adaptam e são capazes de encarar a incerteza com otimismo. As imagens emocionantes são do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). São fotos de crianças em países como Líbano, Ruanda, Iraque, Níger, Hungria, Jordânia e Grécia.

Crianças refugiadas – Mundo

O duelo dos chefs

AGUIAR, Luiz Antonio – Editora Melhoramentos

Apenas um será o vencedor desse duelo As armas foram escolhidas: facas, panelas, temperos especiais, criatividade e muita deslealdade. Um programa de TV premiará o melhor chef da temporada. Após as eliminatórias, estão na final o conceituado chef francês Jean-Marie Papudeau e o adolescente Chef Jr., talentoso herdeiro da família Collodi. Tutu, como Chef Jr. é carinhosamente chamado pela família, vai ter que superar sua insegurança e um trauma vivido num incêndio em seu restaurante se quiser vencer o astuto e experiente chef Papudeau.

Um duelo no estilo vale-tudo, com muito humor, num texto ágil, que mescla narrativas de diversos gêneros e ainda traz receitas originais e fáceis de fazer criadas pelo escritor-chef Luiz Antonio Aguiar.

Ficção – Receitas culinárias – Gastronomia

Memórias de um adolescente brasileiro na Alemanha nazista

LOIBL, Elisabeth – Editora Melhoramentos

Depois da Primeira Guerra Mundial, a família Loibl deixou a Alemanha, devastada pela guerra, e veio para a América. Após viverem alguns anos no Brasil, os Loibls resolveram retornar ao seu país em 1938, encantados com as promessas do partido de Hitler, que chegara ao poder. Entretanto, não poderiam jamais imaginar as agruras que sofreriam em seu país de origem.

Rudolf, o filho nascido no Brasil, sofria constantes agressões na escola, por ser considerado inimigo do Estado alemão. Não havia trabalho, uma hiperinflação afetava o comércio, e o clima era de medo e constante opressão.

Uma tentativa de voltar ao Brasil foi em vão: todos os vistos estavam cancelados. Conseguiram se mudar para Varsóvia, mas não ficaram imunes aos bombardeios, à intransigência, ao preconceito, à fome e às perdas, humanas e materiais: muitos amigos morreram ou desapareceram, e um incêndio destruiu a casa da família.
No entanto, Rudolf sobreviveu. Já adulto, decidiu contar a saga da família à escritora Elisabeth Loibl, sua irmã, nascida na Alemanha durante a guerra.

Romance – Relatos pessoais – Segunda guerra mundial

O moço que carregou o morto nas costas: e outros contos populares

AZEVEDO, Ricardo – Editora Melhoramentos

Uma seleção de narrativas leves, interessantes, com personagens que perseveram pela curiosidade de conhecer o mundo e viver o amor profundo em uma atmosfera de fantasia. O virar de páginas reserva ainda mais surpresas ao encontrarmos as intrigantes ilustrações de Catarina Bessel: colocadas em pequenos pedaços ao longo das narrativas, elas se encontram em um folder colorido encartado ao final do livro.

A tradição da narrativa oral aparece como tema e também é burilada no estilo dos contos deste livro. É isso que Ricardo Azevedo captura neste livro. A obra se destaca tanto pelos enredos como pela escrita fluente, registrando com precisão um modo de narrar e impedindo, assim, que ele se perca com o tempo.

Contos populares

Caminhos do romance em Portugal: Camilo, Eça e o Folhetim Francês

CASTRO, Andréa Trench de – Ateliê Editorial

Caminhos do Romance em Portugal: Camilo, Eça e o Folhetim Francês, de Andréa Trench de Castro, propõe uma aproximação de dois escritores praticamente contemporâneos, porém pouco estudados em perspectiva comparada.

Com base nos pressupostos teóricos do comparatismo histórico-literário e das transferências culturais, a autora relativiza a visão de que a literatura e a cultura francesa teriam representado para Portugal e seus escritores uma influência hegemônica e centralizadora, lançando um novo olhar sobre a produção inicial de Camilo e Eça e repensando alguns aspectos do romance-folhetim oitocentista produzido em Portugal.

Literatura portuguesa – Crítica literária

Odisseu e a vingança do Deus do mar

MACHADO, Ana Maria – Ateliê Moderna

Amarrado com sete cordas, um saco de couro não para de se contorcer. Por um descuido de Odisseu, o grande perigo que se escondia dentro do saco está à solta. E o herói grego terá que enfrentar uma grande tempestade, a fúria dos mares e passar por muitas aventuras e sustos até conseguir voltar são e salvo para casa.

Conto – Mitologia grega

Cada coisa

FERRAZ, Eucanaã – Editora Companhia das Letrinhas

Já pensou em transformar objetos comuns do nosso cotidiano, como uma borracha, um brinco ou um parafuso em poesia? É essa a ideia deste livro, escrito por Eucanaã Ferraz, e o resultado não poderia ser melhor: uma coleção de poemas capaz agradar leitores de todas as idades.

Nosso dia a dia é cercado pelos mais diversos objetos que, de tão presentes em nossas vidas, passam despercebidos: já parou para olhar bem para um lápis, um caderno ou mesmo um clipe de papel? É isso que o poeta Eucanaã Ferraz faz neste livro, usando esses elementos cotidianos como inspiração para compor belos poemas, que convidam a todos a ver o mundo de um novo jeito.

Poesias – Poemas

A menina do avesso

BRENAN, Ilan – Editora Melhoramentos

Anaul é uma menina diferente das outras. Quando ela acorda, diz – ‘Boa noite’. No café da manhã, come macarrão à bolonhesa com suco de acerola… A obra procura mostrar como é a vida de uma menina do avesso.

Conto – Literatura infantil

Nas águas do Rio Negro

VARELLA, Drauzio – Editora Companhia das Letrinhas

Drauzio Varella conta a história de um médico que, durante uma expedição no rio Negro, se perde na floresta – e a partir daí vive aventuras mais que surpreendentes ao lado de seres míticos do folclore brasileiro, como o curupira, a mula sem cabeça e o boto cor-de-rosa.

O rio Negro é um grande espelho. Suas águas refletem as árvores das margens e as nuvens do céu. Muito largo, ele contém os dois maiores arquipélagos fluviais do mundo; também comprido, nasce na Venezuela, entra no Brasil e corta a Floresta Amazônica por mais de mil quilômetros.

Drauzio Varella já viajou por esse importante rio brasileiro inúmeras vezes, no barco Escola da natureza, colhendo plantas da região que pudessem ser transformadas em medicamentos. Neste livro, o autor mergulha no terreno da fantasia e do folclore da região e relata o que aconteceu certo dia em que, em uma de suas viagens, adormeceu sozinho numa rede do convés do barco, entretido com as estrelas e a lua cheia…

Contos – Folclore – Lendas – Amazônia

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter