Dicas de Leitura: Ler é desvendar mundos desconhecidos

Mayombepepetela (141x200)

PEPETELA – Editora Leya

Publicado originalmente em 1980, ‘Mayombe’ foi escrito durante a participação de Pepetela na guerra de libertação de Angola, e retrata o cotidiano dos guerrilheiros do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) em luta contra as tropas portuguesas.

O romance se propõe a abordar não somente as ações, mas os sentimentos e reflexões daquele grupo, as contradições e conflitos que permeavam sua organização e as relações estabelecidas entre pessoas que buscavam construir uma nova Angola livre da colonização.

Romance – África – Guerrilha – FUVEST 2016

claro (130x200)Claro enigma

ANDRADE, Carlos Drummond de – Editora Cia. das Letras

O autor parece querer buscar, por meio da retomada de formas clássicas, um equilíbrio entre o passado e o presente. O amor, a morte e a memória são alguns dos temas elaborados nesta obra.

Além disso, o poeta revisita formas que haviam sido abandonadas pelo Modernismo, como o soneto, por exemplo e esta obra se inicia com a epígrafe do francês Paul Valéry, ‘Les evenements m’ennuient’ (Os acontecimentos me entediam).

Há também espaço para o lirismo do amor, como no poema ‘Amar’, que começa com os versos- ‘Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?’.

A mineiridade também pode ser lembrada no livro, em poemas vazados pela nostalgia ou que recontam episódios antigos da terra natal do autor.

Poesia brasileira – FUVEST 2016

Guia do Estudante: FUVEST 2016fuvest (151x200)

Editora Abril

 Um plano para os seus estudos.

Este GE FUVEST oferece uma ajuda e tanto para você se preparar especificamente para o exame de seleção da USP e de Medicina da Santa Casa.

Em outros guias da nossa marca, você encontra conteúdos que servem para todos os vestibulares de modo geral e para o ENEM. Juntos, eles fornecem um material completo para um ótimo plano de estudos, o roteiro a seguir é uma sugestão de como você pode tirar melhor proveito das publicações do GE para ter sucesso nas provas.

FUVEST 2016

Guia do estudante 2016:                            Químicaenem (200x192)

 geo (173x200)                             Biologia

                                                  Física

                                             Matemática

                         História

                   Geografiaquimica (187x200)

                                                                   Português

                           Redação

                                                           ENEM

 

Este Guia do Estudante 2016 oferece uma ajuda e tanto para as provas, mas é claro que um único guia não abrange toda a preparação necessária para o ENEM e os demais vestibulares.

É por isso que o Guia do Estudante 2016 tem uma série de publicações que, juntas, fornecem um material completo para um ótimo plano de estudos. O roteiro apresentado é uma sugestão de como você pode tirar melhor proveito de nossos guias, seguindo uma trilha segura para o sucesso nas provas.

FUVEST – ENEMatualidades (152x200)

Guia do estudante: Atualidades Vestibular + Enem

Editora Abril

O Guia do Estudante Atualidades resume os principais fatos do Brasil e do mundo que podem cair nos vestibulares. A cada ano cresce a importância dos conhecimentos gerais nas provas de processos seletivos, temas que dificilmente são explicados nos livros didáticos tradicionais.

O GE Atualidades apresenta os temas mais importantes do noticiário, explicando tudo com uma linguagem fácil de entender, ideal para quem não está acostumado a acompanhar jornais e revistas regularmente.

Vestibular 2016

onze (142x200)Onze reis: principia

ZANETIC, Tiago P. – Editora Callis

Renascido das cinzas de uma guerra antiga, o continente de Relltestra vive um longo período de paz. As sombras do passado – os heroicos anjos e os temidos feiticeiros – partiram, levando todo tipo de magia com eles. Mas a Era do Primeiro Aço, em que o único poder existente é a forja de metais, está chegando ao fim e as trevas estão retornando.

Os reis que governam Relltestra levantam suas armas com um objetivo claro: trazer de volta o poder daqueles seres esquecidos.

Aventura

Escola de príncipes encantadosescola (168x200)

ROCHA, Eliandro – Editora Callis

Vida de príncipe não é nada fácil. Ainda mais se você tem que ir para a escola de príncipes encantados. Aulas de equitação, esgrima, boas maneiras, bravura…Tudo como manda a tradição. Mas Valentino era diferente, não queria ser mais um príncipe encantado qualquer, ele queria outra coisa.

Nesse novo livro Eliandro Rocha quebra paradigmas e nos mostra que valentia mesmo é ter coragem de seguir o próprio coração.

Diversidade

livro (168x200)Quer ler um livro comigo?

SCHIMEL, Lawrence – Editora Callis

Conheça Antônio: com certeza ele é como você e todos os jovens leitores por aí! Ele já lê sozinho, mas busca alguém para compartilhar a leitura de seu livro favorito. Só que o mundo está ocupado para ler com ele!

Repleta de detalhes e valorizando a diversidade, as ilustrações são uma diversão à parte, aproximando-nos ainda mais de Antônio e do bairro onde vive.

Com narrativa envolvente, Quer ler um livro comigo? mostra que compartilhar alguma coisa é gostoso e todo mundo sai ganhando!

Leitura – Diversidade – Inclusão

Ave: alegriaave (200x200)

ORTHOF, Sylvia – Editora Gaia

A autora desses versos em forma de oração é a escritora Sylvia Orthof, que em Ave alegria traz o amor e o humor para espantar qualquer negatividade. O humor, aliás, está presente em toda sua produção. Seu estilo único e a linguagem coloquial encantam os pequenos leitores.

Nesse livro, Sylvia deixa sua mensagem em forma de agradecimento e celebração por todas as oportunidades e toda a beleza da vida. As imagens em cores vivas e página inteira, criadas por Ellen Pestili, captam o sentimento da autora no agradecimento e na saudação à natureza e à vida.

Conto

betina (200x200)Betina quero-quero

VIEIRA, Andréia – Editora DCL

Neste livro-imagem, a autora e ilustradora Andréia Vieira convida os leitores a conhecerem Betina, uma garotinha acostumada a ter tudo o que quer. Ao lado de sua família e do seu companheiro quero-quero, ela vai descobrir a alegria de uma vida mais simples, com menos presentes e mais presença!

Consumo

Três histórias Pantaneirastres (134x200)

SOMBRA, Fábio – Editora Moderna

Em sua juventude, Sebastião foi um boiadeiro respeitado e cruzou a região do Pantanal de ponta a ponta, vivendo e ouvindo causos espantosos. Agora, em seus dias de velhice, ganha a vida como violeiro e contador de histórias.

Este livro reúne três causos contados pelo velho peão pantaneiro. Três narrativas que nos farão viajar por um universo repleto de magia e encantamento. A primeira delas é a história de um misterioso boi preto que se recusa a ser domado. Na segunda, encontraremos um caçador de jacarés que aprende uma dura lição. Por fim, vamos conhecer o causo de um feitiço que acabou não dando certo.

Para criar estas histórias, o autor, Fábio Sombra, viajou diversas vezes ao Pantanal, num trabalho sério de pesquisa sobre o folclore e a rica cultura popular da região.

Contos de encantamento

meninos (200x198)Meninos gostam de AZUL, meninas gostam de ROSA. Ou NÃO?

SALGADO, Nívea – Editora Callis

Meninos gostam de azul e meninas gostam de rosa. Mas meninos também gostam de rosa e adoram dançar! E meninas também gostam de azul e adoram jogar bola!

E você, menino ou menina, gosta de quê?

Conto – Meninos X Meninas

A história do amor de Fernando e Isaurafernando (128x200)

SUASSUNA, Ariano – Editora José Olympio

‘A história do amor de Fernando e Isaura’ é uma espécie de versão brasileira de Tristão e Isolda (história imortalizada pela obra de Joseph Bédier) e, como o próprio autor declarou, lhe serviu para avaliar e exercitar as forças de que dispunha para escrever o grande romance com que vinha sonhando – o clássico Romance d’A Pedra do Reino, escrito entre 1958 e 1970.

Romance – Literatura brasileira – Teatro

yark (145x200)O Yark

SANTINI, Bertrand – Editora Zahar

Uma história para rir e estremecer Entre todos os tipos de monstros que pululam sobre a Terra, o homem é a espécie mais disseminada. Existe outra, porém, mais rara e menos conhecida. É o Yark. Ogro de seis metros, com dentes enormes e muito fortes, o Yark adora crianças- gosta de sentir os ossinhos delas estalando sob sua mordida e de sugar aqueles olhos tenros que se desmancham na boca como bombons.

No entanto, por trás de sua aparência feroz os monstros sempre escondem algumas fraquezas que podem derrota-los. King Kong tinha o coração mole, Drácula temia o sol e o Yark tem o estômago sensível. Só tolera carne de meninos e meninas ajuizados mas esse é um artigo raro nos dias de hoje, e ele tem que se virar para matar a fome. Até que um dia ele conhece Madeleine…

Aventura

Não derrame o leite!arte_NaoDerrameOLeite.indd

DAVIES, Stephen – Editora Zahar

Caminhando pelas dunas, atravessando o rio escuro e largo, e subindo a montanha muito, muito alta, Penda leva com amor uma tigela de leite para o pai nas pastagens. Mas ela conseguirá chegar sem derramar uma única gota? Delicado, colorido e vibrante, Não derrame o leite! recria, pelos olhos e passos da menina

Penda, o cenário de uma África que está no imaginário de todos nós, mas que é também um retrato desenhado da própria experiência dos autores.

Despertando valores como autonomia, senso de responsabilidade e a importância de se fazer algo com amor, este livro é uma bela introdução para os pequenos a uma cultura diferente.

Conto africano

Solange Braga – Bibliotecária

Assine nossa newsletter