Dicas de Leitura: A leitura faz com que possamos enxergar o mundo com outros olhos

Nhac!

RABEI, Carolina – Editora Brinque-Book

O porquinho-da-índia Nhac leva uma vida de regalias na sua confortável gaiola, onde tem tudo de que precisa para ser feliz… especialmente comida à vontade. Porém, ele sente que falta alguma coisa. Um encontro inesperado com o ratinho Coalho o faz rever suas prioridades e explorar novos horizontes… uma divertida e despretensiosa história sobre a coragem e a amizade.

Conto – Amizade – Partilha

A longa marcha dos grilos canibais: e outras crônicas sobre a vida no planeta terra

REINACH, Fernando – Editora Cia. das Letras

Quando a fome e o medo põem em marcha os grilos Anabrus, esses insetos formam densas colunas de até dez quilômetros que avançam dois quilômetros por dia e são palco de cruéis cenas de canibalismo. Para não serem devorados, os grilos migratórios constantemente dão coices em quem vem atrás e avançam incansáveis.

A crônica que dá nome ao livro de Fernando Reinach é uma entre dezenas de textos publicados originalmente no jornal O Estado de São Paulo entre 2004 e 2009 numa coluna que a cada semana aproxima mais leitores dos temas científicos.

As crônicas bem-humoradas não deixam dúvida: ciência é para todos. Reinach conta descobertas e enigmas nas mais diversas áreas da ciência, como dilemas ambientais, a diversidade das florestas, os mistérios do sexo, a complexidade da mente, a pré-história da arte, os avanços tecnológicos que transformam o corpo humano, a política que envolve a pesquisa, entre outros temas.

A longa marcha dos grilos canibais não traz respostas prontas. Os textos curtos capturam o leitor, atiçam a curiosidade, divertem e intrigam. Refletem sobre o que é o ser humano, desde genes e células até próteses robóticas; desde a pré-história até um futuro próximo. Discutem também qual é o lugar e o papel desse ser humano que domesticou centenas de espécies de plantas e animais para uso próprio e causou danos profundos no planeta que habita – desmatamento, zonas mortas nos oceanos, mudanças drásticas no clima -, danos que agora tenta consertar de forma muitas vezes desastrada. E põem em dúvida certezas que hoje permeiam a sociedade, como a capacidade humana de agir por livre-arbítrio (será?) e a sustentabilidade dos alimentos orgânicos (que não são necessariamente mais saudáveis).

Longe de se limitar ao bicho humano, o livro passeia pelas mais diversas manifestações de vida e faz uma síntese bastante abrangente e esclarecedora da situação da pesquisa científica nos dias de hoje.

Crônicas brasileiras

Macunaíma em quadrinhos

ANDRADE, Mário de – Editora Peirópolis

Nunca houve um herói como Macunaíma. E nunca houve uma adaptação de sua história como esta.

Com uma incrível riqueza de imagens e cores, Angelo Abu e Dan X recriam de maneira vigorosa a saga imaginada por Mário de Andrade sobre um personagem singular, a quem falta caráter, mas sobra carisma – e preguiça. Macunaíma nasce índio, se transforma em um belo e loiro príncipe, encontra seres fantásticos da Floresta Amazônica, enfrenta armadilhas e perigos e viaja à cidade grande com seus irmãos em busca de mais confusões e enrascadas.

Uma história que se traduz com perfeição aos quadrinhos, em uma versão que se mostra tão divertida e irreverente quanto a obra original.

Literatura brasileira – Modernismo – HQ

Fausto: uma tragédia    em quadrinhos

GOETHE, Johann Wolfgang von – Editora Peirópolis

Início do século 19. No céu, Mefistófeles e Deus fazem uma aposta pela alma de Henrique Fausto, um sábio alemão que tem como maior ambição a obtenção de todo o conhecimento, motivo pelo qual iniciou estudos sobre a magia.

O demônio alega que pode corromper a alma do homem, que se tornou o humano favorito de Deus, e, para prová-lo, se aproxima de Fausto e firma um acordo com ele: todos os desejos de Fausto serão realizados por Mefistófeles e, em troca, o sábio servirá ao senhor do inferno após sua morte.

O primeiro pedido de Fausto a Mefistófeles acontece quando conhece e passa a desejar ardentemente a bela Margarida. Fausto quer a moça, mas a tarefa se mostrará de difícil realização para o senhor do submundo, já que Margarida é uma jovem de alma e coração puros.

Assim têm início as experiências esotéricas de Fausto e uma trama que reflete a mentalidade do homem moderno, sua busca por tocar o eterno e compreender o universo que o cerca.

Literatura alemã – Fábula – Espiritualidade

Vulcões: formando nosso planeta         DVD

Logon Editora Multimídia

A bordo de um caminhão-laboratório, Fred, Jaime e Manu partem em busca de respostas para os mistérios da geologia da Terra. Você sabia que o vulcão mais antigo do mundo está na Amazônia? Sabe o que provoca um tsunami?

Essas e muitas outras curiosidades estão no Livro+DVD (DVD-Book) Não é Mágica – Vulcões, uma instigante viagem pela história geológica do planeta e pelos mistérios que rondam as placas tectônicas.

DVD + Livro com experiências +Pôster

Vulcões – Terremotos – Geologia

As cartas de Ronroroso

ORAM, Hiawyn – Editora Salamandra

Ele se chama Ronroroso Seramago de Bragança B e tem um problema grande como seu nome: sua bruxa, Hilda Bruxilda, quer ser tudo, menos o que deveria ser…

Suba na vassoura e divirta-se à beça com os dramas do gato da bruxa que não quer ser bruxa!

Conto – Correspondência – Cartas – Bruxa

O filho do Grúfalo

DONALDSON, Julia – Editora Brinque Book

Apesar das advertências do pai, o filho do Grúfalo sai sozinho pela floresta durante uma noite fria e escura. Seu propósito é encontrar o grande e feio Rato Mau. Mas será que esse tal de Rato Mau, devorador de grúfalos, existe mesmo? Afinal, o que é fantasia e o que é real quando podemos utilizar nossa perspicácia para sobreviver? A inteligência, utilizada como método de sobrevivência por um ratinho indefeso, fez surgir O Grúfalo.

Agora, em O Filho do Grúfalo, a criatura inventada pelo pequeno roedor cria outra, num desdobramento criativo e surpreendente.

Conto – Ética – Poesia – Rima

A volta do garoto

EMIL, Jorge – Editora Peirópolis

O poeta mineiro Jorge Emil divide-se entre duas grandes paixões: o teatro e a poesia. Autor de poesia para leitores já com alguma quilometragem de vida, ele agora apresenta seu primeiro livro de poemas para o público infantil.

Em A volta do garoto, os que já conhecem a obra de Emil terão o prazer de reencontrar o poeta de dicção personalíssima, ironia fina e percepções aguçadas do cotidiano, agora com a sensibilidade conectada às memórias de sua infância.

São 33 poemas que anunciam a volta de uma personagem muito especial da carreira de Jorge e que certamente agradará às crianças que vivem nos mais variados leitores das mais diversas idades.

Conto – Poesias – Poemas

A bola da paixão

CLAVER, Ronald – Editora Formato

Você já pensou num amor intenso, desses de arrebentar o peito, de dar insônia, de rabiscar paredes com as unhas? De gritar o nome do amado em pleno centro da cidade, de cavar a terra com as mãos até encontrar uma mina d’água, de pular do precipício no mais medonho pesadelo? Era com um amor assim que sonhavam Paulo Angel e Cris. E foi um amor assim que nasceu entre eles, enquanto no gramado e nas quadras rolavam as bolas – de futebol, dele, e de vôlei, dela…

Romance – Futebol

Meu planeta, minha casa

SOUZA, Shirley – Editora do Brasil

E agora, quem é que está com a razão? Na escola, todos concordam que uma empresa grande pode ajudar muito o desenvolvimento de uma pequena cidade, gerando empregos e benefícios. Mas também todos concordam que a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente não podem ficar para trás nessa corrida pela modernidade.

Blá e Cadu estão de lados opostos. Juba, amigo de ambos, está tentando administrar essa verdadeira guerra. As pessoas precisam de emprego, mas nosso planeta precisa ser defendido das agressões que vem sofrendo há séculos. É possível conciliar tudo isso?

Com uma narrativa dinâmica e envolvente, esse livro discute essa questão tão urgente e atual sobre desenvolvimento sustentável.

Aventura – Ecologia – Meio ambiente

Nino o dinossauro

CUNHA, Patrícia, MERLI – Editora Suinara

Nino era um dinossauro muito grande e muito, muito assustador, que se sentia orgulhoso por ser o bicho mais forte da floresta.

Mas será que ser o bicho mais assustador da floresta era a única coisa que Nino queria?

Conto – Dinossauro – Amizade

Isolda e o mistério do baú de histórias

AVELAR, Andréa – Editora Suinara

Sabia que uma história escrita por você pode ser contada para uma criança do outro lado do planeta?
Em grego, italiano, francês, turco, alemão, inglês e até japonês!
Como Isolda consegue reunir histórias do mundo inteiro?

Ajude a feliz e esperta Isolda a lotar seu baú e prepare-se para desvendar o seu grande mistério.

Conto – Leitura – Contação de histórias

O caso enrolado do menino calado

RIBEIRO, Jonas – Editora Suinara

Amélia, uma pulga pra lá de tagarela, resolve ir morar atrás da orelha esquerda do Beto. Acontece que o Beto é um menino calado e esconde um desejo peludo e barulhento no fundo do coração.
Agora é que Amélia vai fazer de tudo para descobrir que desejo maluco é esse!

Acompanhe a aventura desses dois amigos, que descobrirão que uma pulga e um menino têm muito em comum!

Conto – Amizade – Aventura

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter