Dicas de Leitura

Agostinho

MECONI, David Vincent (Org.) – Editora Ideias & Letras

Faz mais de uma década desde a primeira edição de The Cambridge Companion To Augustine. Nesse tempo, a reflexão sobre a vida e a obra de Agostinho continuou a dar muitos frutos: apareceram novos estudos importantes sobre os principais aspectos do seu pensamento, bem como estudos sobre sua vida e tempo, novas traduções de sua obra.

Esta nova edição, que substitui o volume anterior, tem onze novos capítulos, versões revistas de outros, e uma abrangente bibliografia atualizada. Proporcionará aos estudantes de Agostinho um rico recurso sobre um filósofo cuja obra continua a inspirar discussão e debate.

Santo Agostinho, Bispo de Hipona, 354-430

Maria Sabida e João do Uia

VELASCO, Cristiane – Editora Panda Books

Foi ao longo das contações brincadas que faz na instituição Casa Redonda Centro de Estudos, em Carapicuíba, interior de São Paulo, que Cristiane Velasco compôs a história de Maria Sabida e João do Uia. Maria Sabida é uma princesa metida a saber tudo, além de ser muito mal-humorada.

Preocupado com o futuro da filha, o rei cria um desafio: aquele que conseguir manter a princesa calada por um minuto, se casará com ela. João do Uia, um homem simples que mora na floresta, resolve tentar. Inclui CD com a narração da história.

Conto – Humor – Comportamento

Cadê a escola que estava aqui?

CARDOSO, César – Editora Gaivota

E de repente sem escola a gente fica…
Mas como se explica?
O jeito é sair para procurar…
No alto da montanha?
Em meio à tempestade?
Quem sabe perto do riacho?
Do lado de fora do livro sabemos que não está.
Mas aqui dentro
entre um verso e outro…
Ah, com certeza vamos encontrar!

Poesia

Lugar de bicho

TÁVORA, Viviane V. – Editora Panda Books

O jacaré vive no rio. A onça vive na mata. A minhoca vive na terra. Mas será mesmo? No novo livro de Viviane Veiga Távora, lançado pela editora Panda Books, os bichos vivem em lugares bem diferentes! O passarinho, por exemplo, vive na canção. E onde será que vive o pinguim?

Ao longo de uma leitura prazerosa e descompromissada, o público infantojuvenil vai descobrir que lugar de bicho é na poesia. Ao explorar os sentidos das palavras, a autora mostra que nem tudo precisa ser dito de forma literal, apresentando os jovens leitores ao criativo mundo da poesia.

Poesia

Guido: o ganso

Wall, Laura – Editora Callis

Sofia sempre brincava sozinha e isso a deixava bem triste. Mas, um dia, em um passeio no parque, ela conhece Guido, um ganso muito esperto e simpático. Eles logo se tornam bons amigos e, daquele dia em diante, Sofia nunca mais estará sozinha.

Sucesso em mais de 40 países, Guido, o ganso é um livro que nos mostra que uma boa amizade pode surgir de onde menos esperamos.

Conto – Amizade – Confiança

Imaginarium: dicionário de monstros

LANZNASTER, Roberto – Editora RHJ

Você sabe o que é um tarrasque? Conheçe os perigos de enfrentar uma quimera ou de como livrar-se de um ataque de harpias? Para descobrir as respostas destas e outras perguntas desvende o mundo dos monstros em uma viagem por continentes perdidos, cidades esquecidas e mares misteriosos.

Em uma noite fria de inverno, um peregrino entrega aos monges da Idade Média um manuscrito secular que acredita-se, escapou de um incêndio da biblioteca de Alexandria – ‘O Imaginarium’. As páginas desgastadas do pergaminho contém descrições de criaturas que assombraram e encantaram o mundo antigo, trazidas a vida em mais belas iluminuras medievais.

Liberte sua imaginação e explore você também o maravilhoso dicionário de monstros. Se tiver coragem.

Dicionário – Curiosidades

O fim do Terceiro Reich: a destruição da Alemanha de Hitler, 1944-1945

KERSHAW, Ian – Editora Companhia das Letras

Como se explica a sobrevida do Estado nazista quando estava evidente que não havia chance de vitória? Por que o Exército alemão concordou em lutar se o abismo era certo? Por que a sociedade alemã permaneceu fiel ao regime a ponto de tolerar o extermínio dos poucos que se insurgiam contra a luta inútil?

Em O Fim do Terceiro Reich, Ian Kershaw – autor da monumental biografia de Hitler – se lança à resolução dessas perguntas armado de conhecimento inigualável da Alemanha nazista.
Fugindo de explicações fáceis, procura demonstrar que a autoridade carismática do Führer, a ambição de sua “corte” e a perseverança das Forças Armadas são os ingredientes principais dessa autoaniquilação sem par na história ocidental.

História – Segunda guerra mundial – Alemanha – Política e governo

Vovô já foi para Paris

BRAZ, Fernanda – Editora Callis

Antes de viajarem com os pais, João e Luca sempre recebem do vovô enigmas para desvendarem no lugar visitado, o que torna o passeio uma verdadeira aventura.

A coleção ‘Vovô Conhece o Mundo’ leva os jovens leitores a uma viagem muito especial, repleta de arte, história e cultura. Cada livro traz ainda um encarte com atividades e com o mapa turístico do local. Neste livro, o destino dos dois irmãos é a cidade luz, Paris!

Arte – Viagem – Paris

Dima, o passarinho que criou o mundo: mitos, contos e lendas dos países de Língua portuguesa

GONÇALVES, Zetho C. (Org.) – Editora Melhoramentos

Única no mundo, esta antologia reúne oito contos de renomados escritores dos países de língua portuguesa. Organizada pelo escritor angolano Zetho Cunha Gonçalves, a obra resgata mitos, lendas e contos de tradição oral que retratam a riqueza e a diversidade cultural desses oito países.

Por meio de uma língua poética e cheia de sensações que só a língua portuguesa pode expressar, leitores de todas as idades serão transportados, em cada reconto, a um mundo de magia e encantamento que os fará redescobrir Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Thomé e Príncipe e Timor-Leste.

Contos de Língua portuguesa

O medo mais profundo

COBEN, Harlan – Editora Arqueiro

Na época da faculdade, Myron Bolitar teve seu primeiro relacionamento sério, que terminou de forma dolorosa quando a namorada o trocou por seu maior adversário no basquete. Por isso, a última pessoa no mundo que Myron deseja rever é Emily Downing.

Assim, ele tem uma grande surpresa quando, anos depois, ela aparece suplicando ajuda. Seu filho de 13 anos, Jeremy, está morrendo e precisa de um transplante de medula óssea – de um doador que sumiu sem deixar vestígios. E a revelação seguinte é ainda mais impactante: Myron é o pai do garoto.

Aturdido com a notícia, Myron dá início a uma busca pelo doador. Encontrá-lo, contudo, significa desvendar um mistério sombrio que envolve uma família inescrupulosa, uma série de sequestros e um jornalista em desgraça.

Nesse jogo de verdades dolorosas, Myron terá que descobrir uma forma de não perder o filho com quem sequer teve a chance de conviver.

Romance – Ficção americana

Trinta e poucos

PRATA, Antonio – Editora Companhia das Letras

‘Mais que qualquer escritor em atividade, Antonio Prata é cultor do gênero — consagrado por gigantes do porte de Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Nelson Rodrigues — que fincou raízes por aqui: a crônica. Pode ser um par de meias, uma semente de mexerica, uma noite mal dormida, a compra de um par de óculos, a tentativa de fazer exercícios abdominais. Quanto mais trivial o ponto de partida, mais cheio de sabor é o texto, mais surpreendente é a capacidade de extrair sentido e lirismo da aparente banalidade.

‘Trinta e Poucos’ traz crônicas selecionadas pelo próprio autor a partir de sua coluna na Folha de São Paulo. Um mosaico com os melhores textos do principal cronista do Brasil.’

Crônicas brasileiras

Soltando as amarras: emagrecimento e mudança comportamental

KHOURY, Karim – Editora Senac

Ter a silhueta leve, graciosa e delicada de uma sílfide ou a compleição física com proporções de um deus grego não é condição necessária para se relacionar bem com o próprio corpo. Viver em harmonia consigo mesmo não se limita a atingir-se o peso ideal.

Como esclarece Karim Khoury nesta publicação, o processo envolve sobre tudo aprender a se cuidar, alimentar-se sem culpa e reprogramar certas crenças e comportamentos.

Nutrição – Reeducação alimentar – Emagrecimento

Duas gansas tolas numa casa em chamas

BALTSCHEIT, Martin – Editora Edições SM

Ana e Ema jogam conversa fora, falando mal dos outros, como sempre fazem, e a casa delas começa a pegar fogo. Tolas, preconceituosas e arrogantes, as gansas não só causaram o incêndio, esquecendo os próprios ovos na frigideira, como, para piorar, acham que nenhum animal está à altura de salvá-las. Enquanto isso, tudo arde em volta delas, os móveis, o chão, o teto…

Um livro divertido (e diferente) para todos aqueles que, de um modo ou de outro, gostam de brincar com fogo!

Ficção – Comportamento

Os Lusíadas

CAMÕES, Luís Vaz de – LETRIA, José J. – Editora LeYa

O que pensaria Luís Vaz de Camões, imortal autor de Os Lusíadas, se soubesse que sua obra-prima já tinha sido várias vezes adaptada em prosa para os leitores mais jovens?

Eis a pergunta que fiz a mim mesmo quando fui convidado para adaptar esse grande texto épico que narra e canta os feitos dos portugueses ao longo de séculos.

Sendo assim, esta adaptação é para os mais jovens, mas também para os leitores de todas as idades, porque tenta estabelecer a ponte, num mundo global, entre o ontem e o amanhã. Esta é a viagem que convido o leitor a fazer comigo…

Poesia portuguesa – Literatura infantojuvenil

Guia do estudante, Atualidades, FUVEST e ENEM 2018

     

 

Solange Braga – Bibliotecária

 

Assine nossa newsletter