Dicas de Leitura

Os detetives do prédio azul: aventuras culináriasdetetives-148x200

LINS E SILVA, Flávia – Editora Pequena Zahar

Esse é o aguardado terceiro livro da série de sucesso que traz as divertidas aventuras de Capim, Mila e Tom, amigos inseparáveis que brincam de detetive e acabam desvendando todos os mistérios que surgem no prédio em que moram.

A maior inimiga da turma é a síndica dona Leocádia, que odeia crianças e gosta de dar ordens para todo mundo. Esta aventura, narrada pelo mais novo integrante da turma – Pippo, o aspirante a detetive –, traz uma missão para lá de saborosa, com tomates roubados, cogumelos venenosos, baratas e gafanhotos de aperitivo e um recém-chegado inquilino de arrepiar!

Ficção – Mistério

quando-133x200Quando tudo muda

DRUMMOND, Regina – Editora Panda Books

“Como é morar na Alemanha?” Regina Drummond ouviu tanto essa pergunta que decidiu escrever um livro-resposta, em parceria com Shirley Souza. Vanessa é a protagonista da trama.

Depois do divórcio dos pais, a garota tem de lidar com uma mudança muito maior em sua vida: deixar tudo para trás e ir morar em outro país. A vida na Alemanha revela-se cheia de desafios. Por tratar de dramas adolescentes como a separação dos pais, o primeiro amor e o enfrentamento das mudanças, o livro atinge um público amplo, formado por meninos e meninas adolescentes e jovens.

Além de se identificar com os conflitos da protagonista, o leitor entra em contato com as principais tradições culturais dos alemães.

Romance

A peleja do Violeiro Chico Bento com o Rabequeiro Zé Lelépeleja-140x200

SOMBRA, Fábio, SOUSA, Mauricio de – Editora Melhoramentos

Chico Bento é um violeiro respeitado no sertão. Zé Lelé toca Rabeca com talento e inspiração. Neste livro eles se encontram e eu proponho uma questão: Num torneio de poesia, qual dos dois sairá campeão?

Acompanha Cd-áudio

Poesia, Repentes, Cultura popular

gato-200x149O gato na sopa

ANDRADE, Thiago de Melo – Editora Melhoramentos

Chá é um gatinho mimado e curioso. Certo dia, Chá foi espiar o que havia dentro da panela do jantar, desequilibrou-se e caiu na sopa. As letrinhas da sopa estavam tão gostosas que o gatinho comeu todas elas. Então, tomou uma bronca da mãe da Sílvia e, em vez de miar de vergonha, Chá falou!

Toda aquela comilança fez de Chá um gato falante. Havia apenas uma coisa estranha em sua fala O que será? Descobrir qual é o problema de linguagem do gato é a grande brincadeira desse livro.

Conto – Humor

A rainha dos estapafúrdiosrainha-200x157

AGUALUSA, José Eduardo – Editora Melhoramentos

A Rainha dos Estapafúrdios conta as aventuras de Ana, uma perdigota irrequieta e curiosa, à procura de uma roupa mais colorida do que aquela que a natureza lhe deu ao nascer. Sozinha, engana uma hiena esfomeada, enfrenta um leão feroz e transforma-se na rainha da savana. Como é que consegue tudo isto?

Descobre estas e muitas outras peripécias da Rainha dos Estapafúrdios nas páginas coloridas e mágicas deste livro. Este é um livro para estar presente em todos os dias das nossas vidas.

Conto Africano

contar-150x200Para Contar histórias: teoria e prática

LISBOA, Márcia – Editora Wak

O sentir precede o pensar. Primeiro, vivenciamos, sentimos e, depois, simbolizamos em nosso pensamento. O equilíbrio entre o racional e o emocional é importante para uma aprendizagem significativa e é essencial para uma vida feliz. Somos dotados de sensibilidade, e nossa natureza sensível nos faz nós, humanos, seres criativos e inventivos.

 

Para aprender, necessitamos imprimir significados e, para significar, necessitamos vivenciar, criar. Esse processo nos leva a perceber o mundo e nos perceber no mundo como criadores.
Para as crianças, o jogo está relacionado a brincadeiras. Assim, incluir o jogo em nosso planejamento é uma maneira de trazer mais ludicidade e prazer para a prática docente, garantindo aos educandos o exercício de sua criatividade com alegria, um dos aspectos que torna a junção do jogo às Linguagens da Arte uma atraente combinação para a educação.
As expressões artísticas pertencem ao mesmo universo lúdico do jogo. Os Jogos de Arte têm como proposta principal a valorização e o estímulo à criação artística, que, por si, já é livre, aberta para a criatividade e para a descoberta.

Educação – Contação de histórias – Projetos

Biblioteca??? Uma biblioteca pode fazer milagres!

biblioteca-187x200

PAULI, Lorenz – Editora Brinque-Book

O pequeno rato é o alvo da raposa. Ele corre o mais rápido que pode e passa por lugares apertados na tentativa de fugir, mas a raposa continua a sua caça.

O rato descobre sua salvação em uma biblioteca, repleta de livros com histórias e novidades, onde apresenta um mundo muito maior à raposa.

Ela nunca tinha ouvido falar daquilo – ‘Biblioteca???’. E logo esquece o rato para se aventurar num novo desafio – aprender a ler.

Leitura – Biblioteca

secreto-188x200O livro secreto das princesas que soltam pum

BRENMAN, Ilan – Editora Brinque-Book

Muitas coisas no mundo crescem- unhas, cabelos, pés, braços… Laura também cresceu. E quando crescemos, muitas vezes, nos esquecemos de coisas que aconteceram no passado. Ela se reencontrará com o famoso LIVRO SECRETO DAS PRINCESAS, lembranças e novas descobertas mudarão para sempre seu olhar a respeito dos vilões dos contos de fada.

Conto – Humor

silencio-141x200Silêncio: doze histórias universais sobre a morte

BRENMAN, Ilan, STRECKER, Heidi – Cia. Das Letras

Aqui o leitor poderá conhecer doze contos de diferentes tempos e culturas sobre esse tema que para muitas pessoas pode ser assustador. Divididas em três seções – ‘A busca da imortalidade’, ‘Amores que nunca morrem’ e ‘Morte e renascimento’ – estas narrativas objetivam o leitor a lidar com o fim da vida.

Contos do mundo – Morte – Perdas

athentic-145x200Authentic Games: vivendo uma vida autêntica

Editora Alto Astral

O mineiro Marco Túlio sempre foi apaixonado por games. Tão apaixonado que decidiu enfrentar a timidez e criar um canal no YouTube para falar dos jogos de que gostava.

Com seu jeito simples e engraçado, Marco Túlio transformou o AuthenticGames em ponto de encontro para quase 4 milhões de crianças e adolescentes. É lá que eles trocam ideias, aprendem estratégias secretas sobre Minecraft e acompanham as séries exclusivas.

Neste livro, os fãs vão saber como surgiu o projeto do canal, quem são os amigos da internet que o Authentic levou para a vida real e muito mais! Um dos youtubers mais amados do Brasil conta todos os seus segredos. Mais de 1 bilhão de visualizações!

Autobiografia – YouTube – Criação de jogos

A fada madrinha (do consumo)fada-137x200

ZIRALDO  – Editora Melhoramentos

Maluquinho, Junim e Bocão queriam comprar a fantasia completa do Cavaleiro Negro, incluindo todos os acessórios. Mas seus pais negaram, dizendo que eles estão muito consumistas, que dinheiro não dá em árvore e que no Natal eles irão pensar nisso.

O Maluquinho ficou muito chateado e foi para o quarto emburrado. Foi aí que chegou seu avô. Veio com jeito, chamando pra brincar no quintal e inventou de construir um foguete. Foi aí que o Maluquinho teve uma ideia maluca e brilhante que deixou todos muito felizes.

As crianças estão cada vez mais consumistas e se esquecem que, para ser feliz e se divertir, não é necessário nenhum brinquedo especial.

Conto – Consumo – Consumismo

maggie-137x200Maggie e a guerra do chocolate

MULDER, Michelle – Editora Melhoramentos

Em 1947, o Canadá ainda sofre os efeitos do pós-guerra – as pessoas passam por necessidades, e o preço dos alimentos não pára de subir. Apesar disso, Maggie quer dar de presente para sua amiga uma barra de chocolate de 5 centavos. Maggie trabalha com o pai, no armazém, fazendo entregas. De repente, o preço do chocolate aumenta para 8 centavos.

As crianças então resolvem imitar suas mães, que saíram às ruas para protestar contra o aumento do preço do leite. Elas organizam um movimento que atinge o país inteiro, com passeatas com crianças segurando cartazes protestando contra o aumento da guloseima. Enquanto isso, Maggie tem só três dias para comprar o presente da amiga.

Romance – Ficção – Consciência política

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter