A PROPOSTA

Consideramos a educação como um processo que transforma e desenvolve todas as dimensões do educando, promovendo uma educação integral. Educar é tornar o ser humano pessoa. A concepção de pessoa, expressa no Projeto Educativo do CSA, caracteriza-a como única, cuja essência se revela em quatro dimensões principais: autonomia (poder de decisão entre o conhecer e o querer), autoconsciência (interioridade), autotranscendência (sinal de espiritualidade) e amor (sentido de comunhão: viver com e para os demais). A pessoa é um potencial a ser desenvolvido e jamais um ser acabado e pronto, o que dá sentido à missão educativa, que prioriza o pensar: isto significa partir de suas ideias, conhecer a lógica que embasa a concepção que tem de mundo, estabelecer limites, possibilitar a busca de informações novas, criar oportunidades para que questionem, investiguem e transportem o que já sabem para situações do dia a dia.

A educação, mais ampla do que a instrução, também exige um compromisso maior de cada educador, por isso, no CSA, os professores também são tutores. O tutor é mediador da aprendizagem integral, construtor de valores e um elo de colaboração essencial entre família e Colégio. A mediação do tutor não substitui a responsabilidade de cada um dos professores, mas é ele quem articula as necessidades da turma a ele confiada.