Telefone sem fio – Período Integral 2

Brincar de falar e ouvir pode parece para algumas pessoas apenas uma atividade muito simples, mas esta é uma importante forma de comunicação e é por meio deste ato que a criança pode se desenvolver nos aspectos emocional, físico, social e cultural, além de contribuir para o despertar da fantasia e da imaginação.telefone sem fio  (34)

Pensando nas brincadeiras como parte da cultura oral e objetivando levar os alunos a uma oralidade espontânea, fizemos uma roda de telefone sem fio, uma atividade que desenvolve a audição, a memória, a oralidade, a atenção e a concentração. O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo seguinte e este tem a responsabilidade de passar o recado ao amigo adiante até que chegue ao último da fila que diz em voz alta o que entendeu, geralmente, bem diferente daquilo que o primeiro falou.

Podemos nos comunicar de diversas formas, com o corpo, por meio da escrita, entre outros, mas a oralidade é um importante instrumento no processo de comunicação, pois para interpretar o que ouve e poder responder, a criança precisa organizar seu pensamento e desenvolver a linguagem oral. Portanto é necessário que participe de ações que sejam estimuladas a fala e a organização das suas ideias antes de transmiti-las.
telefone sem fio  (59)

Livremente inspirado na obra de Illan Brenan, o PI2 participou da releitura do livro – Telefone sem fio – que faz referência a um dos meios de comunicação mais importante no processo de aprendizado. O livro não tem nenhuma escrita, mas nos diz muito, desperta a imaginação e aguça a curiosidade.

Suzana Maira de Jesus Borges
Período Integral 2